A mais recente versão do sistema operativo da Apple lançado em Julho passado, o MAC OS X Lion (10.7), foi bastante ansiado pelos utilizadores dessa marca, não só pela versão anterior Snow Leopard (10.6) ter já quase 2 anos mas também porque foram anunciadas mais de 250 novidades e melhorias em relação à versão anterior.
A novidade mais relevante foi, sem dúvida, o seu preço bastante acessível de 23.99 €, algo que terá incentivado bastante o utilizador a adquiri-lo… mas será mesmo assim??
Como na generalidade das marcas, embora a Apple tenha bastante prestígio quanto à qualidade dos seus produtos, o novo sistema operativo não ficou isento de vários problemas reportados em alguns dos seus modelos Mac. Foram feitas, também, bastantes críticas de utilizadores e algumas análises internacionais não lhe foram muito favoráveis. São apontadas críticas quanto à sua semelhança com o iOS (que poderá não ser tão prático num PC como num dispositivo móvel), instabilidade no Wi-Fi, pouca autonomia em alguns MacBook Pro, entre outros. A primeira actualização (10.7.1) foi lançada quase um mês depois do seu lançamento e, no mês passado, foi lançada uma outra (10.7.2).
Segundo um PR da Apple, o Mac OS X Lion foi descarregado mais de um milhão de vezes em 24 horas, algo que sugere, à partida, que a sua adopção terá sido em grande escala. De facto, foi adoptado em grande escala nos primeiros dias, mas abrandou significativamente nos meses seguintes.
Recentemente, foi publicado um estudo levado a cabo pela Chitika Insights onde é relevado o Market Share do Mac OS. Após um mês do seu lançamento, a versão Lion contava com 5% de utilizadores. Actualmente, e em apenas 5 meses, o Lion conseguiu alcançar 16% do “mundo Mac”, ficando na 3ª posição, com o Leopard (10.5) em 2º lugar com 22% e o Snow Leopard (10.6) no topo com 56% dos utilizadores Mac.
Digamos que, à primeira vista, 16% em 5 meses poderá não ser mau… o que é mau é saber que no mês de Outubro (o último mês analisado) apenas cresceu 1.8% onde, no final de Setembro, era utilizado por 14.18% e desde Junho até Setembro teve um crescimento mensal médio de 4%. Curiosamente, a percentagem de utilizadores do Snow Leopard subiu de 55.5% (Setembro) para 56% (Outubro) o que não seria nada de esperar. Como comparação, a Chitika revelou que no iOS 5, apenas uma semana após o seu lançamento, a nova versão já fazia parte de mais de 20% de utilizadores do “mundo iOS”.
Considerando as versões do Mac OS X lançadas, o crescimento da percentagem de utilização do Lion é menor em relação às versões anteriores uma vez que, por norma, os utilizadores Mac querem sempre ter à sua disposição a última versão do software da Apple. Dado isto, os factos apontam para que haja realmente alguma hesitação na compra deste upgrade, ainda mais por uns “meros” 24 €.
Como referi, o Lion conta já com duas actualizações o que, em princípio, poderia já ser suficiente para dar mais confiança a quem esteja apto a fazer o upgrade. [via]
Por que motivo estará o crescimento da adopção do Lion a abrandar?
Terá sido lançado precipitadamente?