Pplware

Adobe irá agir judicialmente contra a Apple

Está na ordem do dia, o estado de relações bastante crispadas entre a Adobe e a Apple. Desde sempre a Apple se recusou a aceitar ou mesmo suportar qualquer tipo de integração do Adobe Flash Player no iPhone OS. Isto porque Steve Jobs, está convicto que o HTML 5 será o futuro. Mas a gota de água derradeira, chegou aos lados da Adobe. Uma recente decisão da Apple, ameaça mais uma vez o modelo de negócio da Adobe.


A Adobe planeia iniciar um processo em tribunal contra a Apple, relativo à recente política do SDK para programadores da nova plataforma iPhone OS 4. A notícia foi confirmada pela ITworld, que diz possuir fontes junto da Adobe, que confirmam que o processo irá arrancar nas próximas semanas.

Vejamos portanto as restrições impostas pela política de utilização do novo SDK, algures nas premissas reside a seguinte limitação:

“As aplicações devem ser originalmente escritas em Objective-C, C, C++ ou Javascript de modo a serem executadas pelo motor Webkit do iPhone OS. Apenas código escrito em C, C++ e Objective-C pode ser compilado e ligado directamente à API documentada (isto é, todas as aplicações que liguem à API documentada, através de um interpretador intermédio, camada de compatibilidade ou ferramenta serão proibidas)”

Onde é que isto afecta directamente a Adobe?

Bem, a Adobe tinha já há algum tempo planeado um compilador multi-plataforma denominado Flash-to-iPhone, que já está desenvolvido e pronto para ser comercializado junto com a sua solução para criação de conteúdo multimédia Flash Professional CS5.


Ora esta medida, fecha totalmente a porta aos programadores que queiram desenvolver as aplicações em Flash e migrá-las para iPhone OS, bem como a última réstia de esperança que a Adobe tinha em explorar o mercado do sistema operativo móvel da Apple. Relembramos que esta guerra já vem de trás e começou a tomar contornos mais públicos, quando Steve Jobs em declarações, designou o Flash como um software cheio de “bugs”, carregado de falhas de segurança e guloso ao nível do CPU.

Esta alteração da política de uso do SDK, pode ser vista como mais uma atitude hostil da Apple relativamente à Adobe? Ou terá sido mera coincidência que a Apple tenha tomado esta atitude pouco antes da Adobe anunciar o seu compilador para Flash?

Depois dos processos de contra-ataque sobre a Nokia e ataque à HTC, adicionar mais um processo em tribunal levantado pela Adobe, irá levar a que o batalhão de advogados da Apple, tenha um ano judicial de 2010 bastante agitado.ITWorld

Exit mobile version