A guerra do Flash tem abrando nos últimos tempo. As posições são já conhecidas e as opções estão também já tomadas por parte dos grandes fabricantes.
Apesar de toda esta guerra e do extremar de posições que foram tomadas, a Adobe continuou o desenvolvimento da sua tecnologia e a prova disse são as novas versões do Flash Player e do Air que fora hoje lançadas.
A maior novidade que o Flash Player traz na sua versão 11 é a disponibilização de uma versão de 64bits, algo que era pedido por todos os utilizadores há muito tempo. Esta versão está disponível em todas as plataformas em que o Flash era suportado na sua versão anterior.
Outra novidade que o Flash Player 11 apresenta é a tão esperada aceleração 2D e 3D por hardware, possível através do recurso à nova ferramenta Stage 3D. Esta aceleração irá melhorar a prestação do flash e melhorará a renderização em relação às versões anteriores, quer em jogos quer em aplicações.
A Adobe pretende alargar o suporte desta ferramenta para diversos sistemas operativos que equipam os dispositivos móveis, tais como o iOS, o Android ou o RIM.
O Air tem como novidades uma melhoria geral das suas funções, exigindo menos do hardware disponível. A somar a isso a Adobe adicionou ainda uma uma série de outras características, que vão permitir integra-lo com algumas funcionalidades disponíveis por hardware, tais como giroscopios, sensores de luminosidade e outros.
Todas as novidades que o Flash Player tem nesta versão 11 podem ser vistas aqui. As novidades relativas ao AIR 3 podem ser vistas aqui.
Espera-se muito destas novas versões do Flash. Pode ser que desta vez a Adobe tenha acertado e tenha desenvolvido uma versão do Flash que consiga finalmente estar à altura do que se pretende.
Redução de consumo de recursos, melhoria da performance geral e utilização de novas tecnologias foram as melhorias hoje apresentadas. Testem estas novas versões e digam de vossa justiça. As novas versões estão já disponíveis para download e basta acederem aos links que apresentamos abaixo para as poderem descarregar.