Foi ontem, dia 15, apresentado pela Adobe a sua mais recente evolução. Desta feita é o lançamento do Flash Player 10.1 e do Adobe Air para dispositivos móveis.
Para já ainda só existe uma versão beta que funciona em Android, mas as versões para os restantes SO’s que equipam os nossos telemóveis (BlackBerry, Symbian, Palm WebOS e Windows Mobile) estão já a caminho.
Para já esta versão beta está ainda só está disponível para as empresas de equipamentos e para quem desenvolve conteúdos. A versão 10.1 (final) é no entanto esperada ainda na primeira metade de 2010.
Com o Adobe Air passa a ser possível fazer uso das funcionalidades específicas oferecidas pelos SO’s dos equipamentos móveis, tais como multi-touch, input por gestos, acelerómetro, geo-localização e orientação da tela.
Com as ferramentas da plataforma Flash e da Suite Adobe Creative, os criadores e editores de conteúdos são capazes de criar, testar e entregar aplicações para múltiplos dispositivos e sistemas operacionais usando um único conjunto de ferramentas e API definida através de plataformas.
Os programadores que usem o Adobe Flash Professional Adobe CS5 com o gestor de aplicações para iPhone podem reutilizar seu código para criar a mesma aplicação para o Android ou outro dispositivo móvel.