Pplware

Adiada associação entre Google e Yahoo!

As empresas de Internet Google e Yahoo! adiam a implementação de uma associação entre ambas para o sector da publicidade, esta decisão foi dada a conhecer sem mais detalhes.

É um pequeno atraso, tendo em conta que as empresa continuam em discussão com as autoridades antitruste norte-americanas.

Algumas empresas publicitárias e eventualmente concorrentes, como por exemplo a Microsoft, pronunciaram-se contra esta associação argumentando que este acto iria afectar gravemente a concorrência.

Este acordo, ou principio dele, apareceu logo depois das tentativas goradas, para aquisição do Yahoo! por parte da Microsoft, como uma eventual contra resposta do Google à manobra avançada pela Microsoft.

No principio da colaboração, que inicialmente estava prevista para este mês, certas publicidades vendidas pelo Google passariam a ser publicitadas nalgumas páginas da Internet servidas pelo Yahoo! nos Estados Unidos e Canadá, a facturação dessa publicidade iria reverter em parte para os cofres do Yahoo!

O Google domina o negócio da publicidade online. No conjunto das duas empresas o mercado das pesquisas na Internet está 80% nas mãos destas duas empresas, isto só nos Estados Unidos.

Este acordo foi anunciado em Junho, para provável implementação 3 meses e meio após a data de celebração, tempo suficiente, segundo eles, para as autoridades reverem os princípios básicos. Na Europa, Bruxelas também está a estudar este acordo, pronunciando-se em breve sobre a sua legalidade.

Recentemente, o Yahoo! apresentou a sua nova ferramenta publicitária, APT, mais simples que o processo actual, de vender banners de anúncios através de centenas de sítios na Internet. O novo processo permite agora vendas cruzadas entre vendedores, onde poderão ver os preços que estão a ser oferecidos e onde estão a ser oferecidos.

Yahoo! espera construir um sistema eficiente para mostrar publicidade similar à do Google. O sistema de vendas de publicidade nas pesquisas da Internet do Google é quase totalmente automatizado e funciona através do processo de licitações. elmundo

Exit mobile version