A Microsoft está a trabalhar num novo projecto denominado Midori que, ao que tudo indica, consiste num sistema operativo web-based que elimina a dependência de aplicações locais, como acontece no caso do Windows.
Midori é o nome de código do sistema operativo do futuro para a Microsoft, palavra japonesa que significa “verde”. Fugindo aos padrões habituais do Windows, a empresa vai apostar na virtualização e eliminar a dependência de aplicações locais através de um software web-based.
Inicialmente tido como um rumor, o Midori já foi confirmado pela Microsoft, embora a empresa não avance qualquer detalhe técnico acerca do sistema operativo.
Contudo, informações publicadas ontem no SD Times revelam que o sistema operativo se baseia no micro-kernel Singularity e que o seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa liderada por Eric Rudder.
A mesma fonte indica que o Midori integra elementos do sistema operativo Cairo, baseado em Windows NT e candidato a substituto do XP, assim como do Windows Future Storage (WinFS), um sistema de arquivos que seria implementado a partir da versão Windows Vista mas que, dados alguns problemas encontrados no seu desenvolvimento, acabou por ver a sua implementação adiada.
O Midori distribuirá aplicações a partir dos nós da rede e introduzirá uma camada aplicacional de alto nível agnóstica em relação ao hardware. Este sistema operativo será concebido para correr directamente em hardware nativo e para ser armazenado sob a tecnologia de virtualização Windows Hyper-V. SAPO Tek