Pplware

Actroid-F – Robô com expressões faciais e emoções

A robótica é uma área de investigação fantástica, e muito promissora. Em Portugal tenho conhecimento de alguns projectos bastante interessantes nesta área dos quais destaco o Robô Bombeiro (no Instituto Politécnico da Guarda). Recentemente li sobre um projecto nesta área, onde o robô tem a capacidade de transmitir “emoções  humanas” e mostrar expressões faciais com um alto nível de precisão. Quem vê o robô pela primeira vez fica com a sensações que está na presença de um humano. Vamos conhecer o Actroid-F.

Com o objectivo de serem bastante parecidos com os seres humanos, a série Actroid tem agora uma nova versão com novas funcionalidades. Actroid-F (mais conhecida como a mulher robô), foi criada com o objectivo de interagir com os pacientes de um hospital e analisar as suas reacções. O Actroid-F é um excelente exemplo da fantástica evolução que tem acontecido no mundo da robótica e na área das emoções. O robô humanoide Actroid-F é bastante semelhante a um ser humano (neste caso a uma mulher), tem 1,40m (quando sentada) e pesa cerca de 30Kg.

A Kokoro está registada no Guinness como sendo a primeira empresa a criar um “avatar andróide”. Veja a Actroid-F em acção:

A humanoide Actroid-F foi desenvolvida pelas empresas Kokoro e ART, em pareceria com a Universidade de Osaka no Japão. Este robô tem a capacidade de mexer a boca, nariz e olhos e ainda a capacidade de realizar expressões faciais de acordo com diversas emoções.

O que acha da evolução da robótica na área das emoções?

Exit mobile version