A Fundação Mozilla lançou mais uma versão beta do seu mais recente Firefox. Está novamente em processo de finalização aquele que poderá vir a ser (novamente) o escolhido dos internautas como o principal veiculo de navegação web.
Este browser continua a trazer novidades a cada versão beta e, está acima de tudo mais limpo, mais sóbrio e mais refinado em relação ao aspecto gráfico. Não basta ser rápido, não basta ser leve, não basta ser seguro, é necessário que tenha também uma boa aparência. Assim entenderam os programadores da Fundação Mozilla e com forte inspiração noutros browsers já existentes no mercado, foi apresentado um template muito sóbrio e elegante.
O Firefox 4 Beta é baseado na plataforma Gecko Web 2.0. Esta versão Firefox 4 Beta é considerada estável e segura para ser usada na web diariamente, embora as características e o seu conteúdo possa mudar antes do lançamento do produto final, como é obvio. Uma das “limitações” desta e de todas as versões Beta, é a falta de compatibilidade com alguns add-ons, isto porque os seus autores ainda não testaram e reportaram os resultados nesta estrutura do novo Firefox. Não quer com isso dizer que não estejam perfeitamente funcionais, há forma de os colocar a funcionar dentro desta versão, como devem saber.
Mas o que há de novo nesta versão do Firefox Beta 4?
- O Firefox 4 Beta 4 está disponível em 39 idiomas.
- A ferramenta de sincronização agora está incluída por predefinição.
- Nova funcionalidade para o utilizador gerir os separadores abertos, permitindo que eles sejam classificados e agrupados.
- Foi incluída uma nova API experimental, mais eficiente, de animações Javascript.
- Suporte a vídeo em HTML5.
- Entre outras pequenas novidades que poderão ser vistas aqui.
Além destas, pode ver na versão anterior as novas e algumas inovadores funções que a Mozilla já disponibiliza nas versões Beta.