Proposta parte dos governos dos dois países e será apresentada já na próxima Cimeira Luso-Espanhola.
E se o “roaming” acabasse entre Portugal e Espanha? É uma proposta inteligente, com expressas garantias de sucesso no crescimento económico de ambos os países e faz todo o sentido, tendo em conta o actual cenário tecnológico das comunicações.
Chamadas mais baratas, seria um beneficio claro para turistas e empresários que circulam regularmente entre os dois países. Esta medida pode mesmo passar do papel à prática pois os governos português e espanhol deverão apresentar uma proposta neste sentido na Cimeira Luso-Espanhola, que se realizará em Elvas, no próximo mês de Dezembro.
«Há uns tempos estive reunido, em Madrid, com vários empresários portugueses que me propuseram essa ideia. Quando cheguei a Portugal falei com o primeiro-ministro, José Sócrates, que a achou interessante», revelou ao Diário Económico o embaixador de Espanha em Lisboa, Alberto Navarro, conforme se pode ler na Agência Financeira.
«Operadoras não saem prejudicadas» Se o projecto for avante, «três milhões de portugueses e outros três milhões de espanhóis que andam permanente em trânsito», a maioria empresários, vão poder falar mais, com menos custos. Sem «roaming» as pessoas «fariam muito mais chamadas fora do seu país», o que acabaria por «compensar as operadoras, ou mesmo levá-las a ganhar mais dinheiro».
PT, Vodafone e Optimus dizem desconhecer a intenção de Lisboa e Madrid mas mostraram alguma reprovação por terem ficado, pelo menos até ao momento, fora das negociações. O que se sabe é que as conversações estão agora a cargo do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações português e espanhol.