Pplware

A Terra em tempo real

Como devem calcular, não há nenhuma aplicação de computador que permita obter imagens de satélite (ou de qualquer origem, excluinda as webcams ao vivo) em tempo real. Tanto o Google Earth como o Nasa World Wind mencionam este facto nos respectivos FAQ’s, embora este último seja um pouco mais esclarecedor.

 

Ver o nosso planeta em tempo real não é algo que seja prático actualmente, nem será possível num futuro próximo. Para o fazer seria necessária um rede de satélites destinada a cobrir e captar imagens da Terra, o que implicaria desde logo que cada um deles estivesse equipado com uma câmara de 100 megapixeis (resolução mínima!). Tal rede está apenas disponível para fins militares, mas estará certamente fora de alcance para o comum dos mortais. Depois de captadas, as imagens teriam de ser enviadas para a Terra, onde são processadas.

Então, todas as imagens seriam combinadas, sobrepostas e corrigidas para evitar falhas resultantes da forma [aproximadamente] esférica da Terra. Finalmente, depois de comprimidas de vários gigabytes para algumas centenas de megabytes, um servidor torná-las-ia disponíveis para todos nós. Ora, como já devem ter percebido, tal processo requere supercomputadores, para além de uma enorme quantidade de tráfego (bandwidth) por parte do servidores; ainda que isso não fosse um problema, a conexão à internet da maioria, mesmo dos utilizadores da banda larga, é ainda insuficiente para mais que um actualização por hora.

Global Clouds Como já expliquei, embora não seja possível obter imagens em tempo real do globo, é possível captar alguns “aspectos” da Terra, estes sim, quase em tempo real. Vou hoje apresentar-vos um, prometendo que outros tantos serão apresentados em breve.

Como sabem, o Google Earth suporta layers (camadas) que permitem adicionar mais funções, dados e informações a esta aplicação, tornando-a ainda mais útil. O Global Cloud Map é uma dessas layers que permite adicionar uma representação das nuvens no globo em tempo real (com um atraso de apenas três a quatro horas), criando a ilusão de que estamos de facto a ver a Terra a partir do espaço. Para os utilizadores do Google Earth 4, existe ainda um outra função que adiciona altitude às nuvens, embora estas tenham uma resolução menor. Para utilizar basta clicar nos links de download abaixo, clicar Abrir e, ao fechar o Google Earth, escolher Yes para que a layer seja carregada sempre que iniciar a aplicação. Resta apenas dizer que a layer está também disponível para utilizadores do Nasa World Wind.

Licença: Freeware Download: Global Cloud Map (Google Earth) Download: Global Clouds com Altitude (Google Earth 4) Download: Global Clouds 0.6 (Nasa World Wind) Homepage: Google Earth

Parabéns ao Peopleware e que a data se repita por muitos, sempre a melhorar. 🙂

Exit mobile version