Pplware

A nova página de abertura do Firefox

As 3 versões de desenvolvimento do Firefox que a Mozilla tem disponíveis permitem que os utilizadores mais aventureiros tenham acesso antecipado às novas funcionalidades que vão ser disponibilizadas para este browser. Permitem ainda que sejam testadas e verificadas em ambiente real essas mesmas novidades, o que facilita muito o amadurecimento destas e a correcção de bugs.

Uma das novidades agora apresentadas e que fará com certeza a sua aparição em breve no canal mais estável é a nova página de abertura do browser. Concentra em si um conjunto de funções interessantes e melhora a primeira utilização do Firefox.

Esta nova página é a que os utilizadores têm definida sempre que instalam o browser pela primeira vês e era até agora apenas uma simples caixa de pesquisa no motor de pesquisa da Google.

Se bastantes utilizadores se apressam a alterar para as suas páginas favoritas, muitos não a alteram, mantendo o browser como está. Ciente deste facto, a Mozilla resolveu concentrar nessa página algumas funcionalidades para facilitar o acesso a certas zonas do Firefox.

De notar que esta nova página está apenas disponível para os utilizadores da última versão Aurora do Firefox ou versões mais recentes da Nightly. Com o amadurecimento será posteriormente introduzida na versão Beta e finalmente na versão estável.

Ao acederem ao endereço about:home são então recebidos nossa nova página onde podem encontrar a habitual caixa de pesquisa da Google, podendo iniciar imediatamente a navegação pela pesquisa dos que pretendem encontrar na Internet.

Imediatamente abaixo encontram agora seis novos atalhos onde podem de forma rápida, aceder a algumas funções do Firefox. Aí estão presentes o acesso aos favoritos, ao histórico de navegação, às definições gerais, aos add-ons, à janela de downloads e às definições de sincronização. Todos estes elementos são abertos em novas janelas, com excepção do acesso aos ad-ons.

Por fim e ao lado destes acessos rápidos, podem encontrar uma das funções mais apetecidas pelos utilizadores do Firefox, e de outros browsers também. Falamos do restauro da sessão anterior e dos separadores aí abertos.

As novidades começam a aparecer lentamente nas novas versões do Firefox e suportadas por todos os testes que têm vindo a ser feitos nestas novas versões que surgiram, fruto do ciclos rápidos de desenvolvimento. Ainda não surgem com a cadência que seria desejada pelos utilizadores, mas é já um principio muito bom.

Se querem testar esta nova página do Firefox aconselhamos a instalação da versão Aurora ou até da Nightly. Devem ter no entanto presente que estas versões são de testes e não está garantida a estabilidade que a versão final ou até a beta nos proporcionam. Se são já utilizadores destas versões só têm mesmo que actualizar para a versão mais recente e colocarem na barra de endereço about:home.


Homepage: Aurora

Exit mobile version