A Google iniciou durante o ano de 2011 uma verdadeira revolução nos seus produtos. Lentamente tem aplicado a nova imagem que criou e que envolve também novas funcionalidades de navegação e de acesso aos serviços.
Um dos últimos serviços que ainda não tinha recebido essa alteração era o iGoogle. Essa alteração está para chegar, estando a Google a iniciar os teste num restrito grupo de utilizadores, e após este serviço praticamente todos estarão já abrangidos e com a mesma imagem e funcionalidades.
O iGoogle é um serviço da Google que permite que os seus utilizadores tenham concentrado numa página os mais diversos gadgets onde podem aceder a informação tão diferente como o tempo, os mais recentes feeds RSS ou o acesso ao Gmail ou ao Google Docs.
A alteração não se limitou a ser gráfica e passaram a estar disponíveis algumas funções interessantes para quem usa com frequência o iGoogle. Passa a estar disponível de forma mais evidenciada o chat, podendo por isso interagir ainda mais com os vossos contactos.
A própria barra de separadores está com uma imagem muito diferente do que havia antes e deixa de ter as funções que tinha antes.
Esta passa a estar recolhida, para permitir que seja maximizada a área destinada aos conteúdos e perde os vossos tabs.
Estes tabs passam a estar acessíveis numa dropdown abaixo da caixa de pesquisa. Na barra lateral fica apenas o chat, tendo uma maior área para os vossos contactos e para, provavelmente, serem adicionadas aí outras funções num futuro próximo.
As propriedades e definições do iGoogle, a adição de novos gadgets e e a mudança de tema passam para o lado direito, à semelhança do que outros serviços têm já implementados.
Esta nova imagem e funcionalidades do iGoogle devem estar disponíveis em breve para um número maior de utilizadores, sendo que para já está limitada.
A mudança de imagem e a integração das funcionalidades da nova imagem dos serviços Google está praticamente terminada. Restam poucos serviços a manter a imagem antiga, mas mesmo estes vão sofrer o processo de transformação.
Será que este serviço da Google ainda continua a ter a utilização que teve noutros tempos? Irá a Google manter o iGoogle ou terminará a sua disponibilização como tem feito a outros serviços que se integraram com outros ainda disponíveis?