Pplware

A Nokia quer alterar o seu famoso toque Nokia Tune

Existem melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte. O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é uma dessas. Dificilmente existe alguém que não o conheça. É uma das suas muitas imagens de marca. Este toque pouco tem evoluído ao longo dos anos, salvo pequenas alterações para que soe melhor dada a melhoria das capacidades melódicas que os equipamentos têm ganho.

Pois agora a Nokia resolveu alterar este toque, dando-lhe um som mais actual e mais adequado à sua imagem. Para isso pediu ajuda a todos os que queiram participar num concurso que vai ter lugar durante o mês de Setembro.

O Nokia Tune tem origem no tema “Grande Valsa”, do espanhol Francisco Tárrega (1852-1909) e foi usado pela primeira vez como tom de toque de um telemóvel em 1994, num Nokia 2100. Desde então, o Nokia Tune tornou-se numa das composições musicais mais vezes ouvidas no mundo, sendo o tom de toque que vem de série em milhares de equipamentos Nokia. É estimado que o Nokia Tune seja ouvido um bilião de vezes por dia.

A Nokia, associada à AudioDraft, peritos na criação de música com a colaboração das massas, está à procura de um novo toque que seja expressivo, original e criativo, mas que continue a ser a imagem da Nokia.

Os utilizadores são encorajados a misturar as versões mais recentes e mais antigas do Nokia Tune, podendo também criar as suas próprias composições e arranjos musicais. O tom de toque criado poderá ter no máximo 30 segundos de duração e a data limite de submissão do mesmo é dia 2 de Outubro de 2011.

As cinco composições mais votadas irão à final e outros cinco finalistas serão seleccionados pelo júri, que irá decidir o vencedor entre os dez finalistas. Entre os membros do júri estão nomes reconhecidos da indústria áudio, tais como Kai Bronner, um dos fundadores da Audio Branding Academy; Julian Treasure, conhecido por integrar as TED Talks e por ser autor do “Sound Business”; e ainda Mark Dewings, director de Marketing e Comunicações da SoundCloud. O Vice-Presidente do departamento de Design da Nokia, Marko Athisaari, também faz parte do júri, composto por sete elementos.

A música vencedora será incluída em alguns modelos da Nokia que integram o portfolio de 2012, o que deverá significar cerca de 100 milhões de equipamentos. Para além disto, a música estará disponível para download na Loja Ovi e fará parte do Brand Book da Nokia. O vencedor receberá um prémio monetário no valor de 10.000 dólares. Os cinco melhores classificados terão as suas versões do Nokia Tune disponíveis na Loja Ovi e serão contemplados com um prémio de 1.000 dólares cada um.


Homepage: Nokia
Homepage: AudioDraft

Exit mobile version