No meio de discussão, onde troco umas ideias acerca da actualidade informática, tenho deixado a minha opinião de que tão cedo os utilizadores do Windows Vista não terão paz na labuta diária das suas máquinas. Isto porque o grande problema é acertar com os drivers. Tenho um colega, por sinal visitante diário do Peopleware que adquiriu um PC fenomenal, foram para lá de milhares de euros. Instalou o Vista e levou com nota 5, bem, tendo em conta que muitos drivers instalados foram dos mais de 19500 que o Vista dispõe, até não está mal. No entanto nada funcionava conforme deveria. Ele tinha velocidade de processamento, mas a gráfica uma Geforce fx-7900 GT c/ 256 DDRII não estava afinada e acima de tudo não tinha estabilidade. Depois era a memória que não era reconhecida na totalidade pela board, era o som que deixava de dar, enfim, um desespero. Voltou a meter o XP. Muito ainda terá de ser feito, não é uma boa altura para comprar máquinas, se pensarmos que nos próximos 5 anos ainda andaremos com o Vista.
Nessa base, a Microsoft com a parceria da Dell lançou um PC que, segundo eles, tem as características ideias para usar o Windows Vista RTM.
Vejam os requisitos:
Processador Intel Core 2 Duo E6700
NVIDIA GeForce 7900 GTX DDRII 512MB
4GB RAM Dual Channel DDR2 SDRAM @ 667mhz
1Terabyte RAID0 SATA HDDs (2x500MB)
48x Combo + 16x DVD+/-RW Double Layer Burner
Dual TV Tuners (Analogica)
Dell 30″ Widescreen Flat Panel Monitor
Full 5.1 Surround Sound
Com esta configuração (não mencionam a board), o Windows Vista RTM classificou a máquina com 5.2, numa escala de 1 a 7 valores de performance. O que me parece ainda precoce a adopção do Windows Vista nos sistema desenvolvidos para o Windows XP.
Ficam as fotos do exterior do pack promocional, nada mais do que isso a meu ver.