Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM
O Browser é algo que quase todos os utilizadores da Internet já ouviram falar mas poucos entendem realmente o que significa. Porém, apesar de ser um programa transparente para a maioria das pessoas, é ele que determina a rentabilidade do tempo que passamos a navegar na Internet.
Durante muitos anos a Microsoft dominou o mercado a seu belo prazer com o seu Internet Explorer, mantendo-se os outros Browsers arredados do consumidor geral.
A Google, em 2008, com todo o seu poder por trás, decidiu lançar o seu Browser, o Google Chrome, que com a sua qualidade baseada na simplicidade e rapidez, alterou o paradigma dos visualizadores da Internet, que nunca mais foi o mesmo.
A partir daí, a chamada Guerra dos Browsers seria intensa, seguida de perto por programadores e curiosos, observando-se um crescimento imparável do Chrome, principalmente à custa da queda do Browser da Microsoft que só não diminui mais depressa devido à sua existência de série em quase todos os PCs.
Para que a situação actual seja mais bem entendida será melhor referir alguns dados do passado recente:
- No último ano, a utilização do Chrome subiu 12,2% em Portugal e 11,2% no Mundo, praticamente dobrando o número de utilizadores. Este crescimento foi à custa do Firefox que perdeu 2,7% e 5,4%, e do IE com perdas de 9,7% e 8,5%, respectivamente. Os restantes Browsers tiveram variações mínimas.
- No passado mês de Agosto o Chrome ultrapassou o Firefox em Portugal.
- Se há um ano o Chrome só era primeiro na pequena Albânia, no mês de Setembro já era o primeiro em 20 países e alguns muito grandes como Argentina, Paquistão e Filipinas.
Este crescimento constante leva-nos a concluir que dentro de 1 ano o Google Chrome deverá estar a discutir o primeiro lugar com o IE, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Este trabalho é feito com base nas estatísticas globais do Stat Counter que nos parece o site de estatísticas mais fiável e realmente global, depois de o seguirmos diariamente durante 3 anos sem interrupção. Se a reacção dos leitores for boa estou na disposição de, mensalmente, ir actualizando a evolução no mundo dos Browsers.
O mapa hoje apresentado não é uma imagem fixa mas uma página dinâmica em que, para além dos países apresentarem a cor do Browser de maior implantação, quando se sobrevoa com o rato apresenta um “tooltip” com o nome do país e a cota dos 3 primeiros Browsers, dando assim uma ideia da posição relativa entre eles.
Para visualizar o mapa com toda a informação clique na imagem abaixo.
Esta luta entre Browsers não se limita aos PCs pois no mercado “mobile” ela ainda é mais acesa e aí, como não há um monopólio chamado Windows, o Browser da Google, o Android, conseguiu chegar ao primeiro lugar em pouco mais de meio ano. Mas isso é outra guerra!… Stat Counter