Pplware

A guerra dos Browsers a nível planetário – Março/2012

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

Google Chrome, o Browser domingueiro!

O fenómeno já bem conhecido da subida do Chrome ao fim-de-semana teve o seu expoente neste mês de Março, quando conseguiu chegar ao 1º lugar a nível mundial em dois domingos consecutivos.

É a primeira vez que o Browser da Microsoft perde a liderança desde que a conquistou ao Netscape Navigator nos fins de 1998, no século passado portanto.

O Chrome foi o único a subir e já só se encontra a 4 pontos do Internet Explorer, no entanto ao nível das lideranças essa subida não se fez notar, aumentando apenas uma, pois ficou “à bica” em diversos países ficando atrás apenas algumas décimas. Prevê-se que no próximo mês de Abril passe a liderar em países importantes como Irlanda, Espanha, Turquia e México.

Quem se está a tornar o rei de África é o Firefox que com 6 lideranças ganhas passou a liderar nesse Continente, onde há apenas um ano atrás o IE dominava a seu belo prazer, com mais de 50% dos países. A melhoria do Browser da Mozilla não se fica por aqui, pois para além de ter invertido a tendência de descida em que vinha, reconquistou o importante mercado Francês.

O Opera continua a sua queda, mal-grado a qualidade do seu Browser, perdendo o último reduto na Ásia para o Chrome, restando-lhe apenas 2 países na Europa.

Para visualizar o mapa referente a Março/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Versões dos Browsers – O planeta do Chrome 17

Como tínhamos previsto, no mês anterior o Chrome 17 dominou em toda a linha, posicionando-se em 1º lugar em 66% dos países, conseguindo uma diferença de 11 pontos para o IE8, o 2º classificado, aproveitando-se da divisão dos seus adversários.

O Firefox dividiu-se principalmente entre as suas 2 últimas versões, 10 e 11, continuando a versão 3.6 ainda forte em alguns países.

Relativamente ao Browser da Microsoft a divisão é maior que nunca pois a versão 9, após 1 ano de vida, chegou à fase de passar o seu irmão mais velho de nome 8, prevendo-se que continue a subir até à chegada do seu substituto IE10, que deverá acontecer neste verão acompanhando a chegada do Windows 8.

Para visualizar o mapa de versões referente a Março/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

Stat Counter
 

Exit mobile version