Pplware

A guerra dos Browsers a nível planetário – Janeiro/2012

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

O primeiro mês do ano de 2012 já passou e é altura de conhecer os respectivos dados da preferência dos internautas a nível mundial. Mais uma vez tendência continua: já que o planeta está a ser desflorestado, os internautas compensam invadindo o globo de verde… do Google Chrome!…

Para além de mais 8 países, alguns grandinhos, como o Viet Nam ou Marrocos, o mapa tornou-se muito mais verde com a adesão da Rússia ao Chrome, pois apesar de ser apenas o 7º maior país em trânsito de Internet é sem dúvida o maior em extensão.

Na parte superior do mapa podem encontrar um novo botão que abre um gráfico, na continuação do já apresentado no mês passado, onde se pode apreciar a queda brutal que teve o Firefox, menos 10 países, quase todos a caírem para o lado do Browser da Google.

Na novela Kyrgyzstão a balança voltou a cair para o Chrome e, pelo andar da carruagem, já em Fevereiro palpita-me que desta é para aguentar uns tempos.

Para visualizar o mapa referente a Janeiro/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Mas as novidades não ficam por aqui. A partir de agora será fornecido um 2º mapa com a distribuição das versões dos Browsers mais utilizadas. Aqui, é que a revolução verde está imparável, pois a Google com a sua política de actualizações automáticas, a qual se fala que irá ser imitada pelos seus concorrentes, permite agrupar a maioria dos seus utilizadores na versão mais actual, enquanto que nos outros Browsers os utilizadores espalham-se pelas diversas versões.

É do conhecimento geral, para mal dos pecados dos Web Designers, da incapacidade da Microsoft em conseguir que os seus utilizadores actualizem os Browsers, só que é constrangedor ver o resultado da política de actualizações rápidas do Firefox, em que os Internautas não têm capacidade para se actualizarem, ficando espalhados por mais de meia dúzia de versões.

Tudo isto, e muito mais, se pode apreciar no mapa, em que o Firefox, com 15 lideranças não chega a 10% do total. Já o Chrome com 98, ultrapassa os 50%, ficando-se o Internet Explorer pelas 64 lideranças. O Opera lidera em 4 países, sensivelmente a sua cota de mercado. O Safari, apesar de ter uma cota razoável não consegue nenhuma liderança.

Convém esclarecer que este mapa não tem a acuidade do outro, sendo os resultados mais aleatórios, pois como o resultado é a média mensal e caso a versão mude nesse mês os resultados são divididos por pelo menos 2 versões. O caso é mais gritante no Firefox, em que aliando a saída de versões a cada 6 semanas à lenta renovação das mesmas pelos utilizadores, nunca acontece que uma das mais recentes versões consiga estar no máximo um mês inteiro.

Para visualizar o mapa de versões referente a Janeiro/2012 clique na imagem abaixo. Stat Counter

Artigos relacionados:
Exit mobile version