Pplware

A “blogosfera” está a perder o fôlego

O TECHNORATI mudou de cara. De motor de busca especializado em localizar todos os blogs do mundo (80 milhões), passou a ser um motor de busca para encontrar informação contextual como as fotos, os blogs, os podcasts e os vídeos, além dos blogs.

Essa mudança chegou uma semana depois de o Google ter anunciado a sua pesquisa universal: em vez de procurar separadamente as fotos, as notícias e os vídeos, poder-se-á encontrar tudo em uma única página. Por exemplo, ao procurar a data de nascimento de Angelina Jolie, aparecerão na mesma página as melhores fotos e as notícias das suas últimas actividades humanitárias. Para completar a oferta o Google adquirir a FeedBurner, uma ferramenta para manejar a informação com RSS, o que foi confirmado no mesmo o dia em que Technorati mudou da cara. O resultado da competição entre Technorati e Google não parece muito difícil de prever.

As dificuldades do Tecnorati estão ligados à mudança na blogosfera, na altura em que a BusinessWeek destacava que os blogs activos eram já apenas 20% dos blogs existentes (considerando activo o blog que foi actualizado pelo menos uma vez nos últimos 90 dias). O número está a baixar constantemente, porque em Maio do ano passado era de 37% e em Outubro, 27%.

Em contrapartida da diminuição dos blogs activos, um relatório (Sifry) mostra que as notas/comentários nos blogs está a aumentar ligeiramente dia a dia, concluindo que “continua-se a assistir ao crescimento da blogosfera, mas está a desacelerar”,

A blogosfera teve um papel motriz no modo como a web estática se tornou mais dinâmica. Por um lado, devemos ver com muito interesse o florescimento de uma web mais participativa e diversificada. Por outro lado, pode perguntar-se se a desaceleração não é mais ampla, dado o peso dos blogs no que se chama a Web 2.0.

Fonte: El Pais

Exit mobile version