O turista, que viajava sozinho, foi convidado a entrar no bar por um empregado que lhe serviu cerveja e depois disse que a bebida custaria 990 euros. Ele pechinchou e conseguiu baixar a conta para 490 euros, mas o dono do bar acabou por cobrar 990 euros do seu cartão de crédito.
“Quando a conta chegou, achei mais seguro pagá-la. Estava com medo de que alguma coisa me acontecesse se eu não pagasse”, afirmou o homem – cujo nome não foi revelado – à autarquia da cidade, que está a investigar o crime. O turista, que nasceu em Hong Kong mas vive na Alemanha e possui passaporte britânico, tentou denunciar a fraude à polícia, mas disse que não conseguiu se fazer entender porque ninguém falava inglês.
O turismo em Roma aumentou durante os últimos cinco anos – o número de visitantes em Abril cresceu 60 por cento em relação a um ano atrás – mas os desavisados podem achar que os encantos da Cidade Eterna foram obscurecidos pela luta para conseguir um preço justo.
Muitos turistas contam histórias de cobranças exorbitantes em bares, restaurantes e hotéis, mas geralmente escondem burlas dos taxistas, que se fazem pagar de viagens virtuais, quando apenas teriam de fazer meia dúzia de quilómetros!