Pplware

802.11ad vai permitir transferir 1 GB em menos de 3 segundos

Samsung anuncia tecnologia Wireless 5 vezes mais rápida que o standard actual.

Ainda pouco se fala sobre o standard 802.11ac (a actual norma wireless) e já a Samsung anuncia uma nova tecnologia sem fios capaz de oferecer velocidades 5 vezes superiores comparativamente ao actual.

O standard agora apresentado será designado por 802.11ad e a Samsung espera que em breve passe a estar integrado nas mais diversas soluções.

Três vezes mais rápido que o anterior standard N, com uma maior eficiência energética e uma segurança robusta, o 802.11ac é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede. Mas, a empresa coreana Samsung não quer que o 802.11ac fique por muito tempo e, no passado Domingo, anunciou o “novo” standard Wireless 802.11d que irá garantir velocidades 5 vezes superiores (isto se estivermos a falar em 802.11ac wave 1).

Mas como pode o 802.11d garantir velocidades na ordem dos 4.6 Gbps?

O segredo está em abandonar as frequências sobrelotadas dos 2,4 Ghz e 5Ghz. O novo 802.11d funciona na faixa de frequência dos 60 GHz. Na verdade, o 802.11d não é propriamente uma novidade pois, no Pplware, já o abordamos em vários artigos (ver WiGig). No entanto, como também já referimos, as altas frequências têm várias limitações no que se refere à penetração de sinal, ou seja, uma solução deste tipo deverá ser usada em cenários de curta distância (ex. passar informação do PC para a TV).

Além das velocidades “ultra-sónicas” , o standard 802.11ad garantirá também um uso mais eficiente da energia.

Kim Chang Yong da Samsung diz que a empresa “superou, com sucesso, as barreiras de comercialização da tecnologia sem fios que funciona na frequência dos 60 Ghz”

Samsung has successfully overcome the barriers to the commercialization of 60GHz millimeter-wave band Wi-Fi technology, and looks forward to commercializing this breakthrough technology,[…] New and innovative changes await Samsung’s next-generation devices, while new possibilities have been opened up for the future development of Wi-Fi technology.”

Tal como a gama dos 2,4 Ghz e 5Ghz, a gama dos 60GHz também não é licenciada o que traz algumas vantagens. A Samsung espera brevemente comercializar produtos e soluções como esta tecnologia, como soluções para a automação de edifícios, para a saúde e claro, soluções que encaixem na Internet das coisas.

Via Samsung

Exit mobile version