Quem não consegue dormir por estar a pensar na lista de compras de amanhã, nas portas fechadas da casa, nas reuniões da empresa ou das mensagens de uns amigos, a solução pode passar por afastar o telemóvel da mesa-de-cabeceira e até mesmo do quarto quando é hora de dormir.
Segundo um estudo, oito em cada dez pessoas dorme demasiado perto do telemóvel.
Um estudo provou que oito em cada dez pessoas com telemóvel dormem perto do aparelho, quer seja no quarto, na mesa-de-cabeceira ou mesmo debaixo da almofada. No entanto, não é o mais saudável para a saúde, nem que seja para servir de despertador e não chegar atrasado ao trabalho.
Segundo os especialistas, num estudo elaborada pela Ofcom e divulgado pelo Daily Mail, o telemóvel faz de ‘vigilante’ e evita uma boa noite de sono, não deixando o utilizador descansar convenientemente, mesmo que ele próprio não repare. Nos dias que se seguem, o sono e o cansaço irão acumular-se. Além disso, pode causar insónias de noite inteiras, tonturas e dores de cabeça.
A maioria das pessoas dorme mais descansada se afastar o telemóvel do quarto, bem como outros dispositivos eletrónicos, segundo diz a pesquisa do médico Guy Meadows, especialista em insónias numa clínica de Londres.
Segundo o Dr. Charles Czeisler, professor de medicina do sono da Universidade de Harvard, “a luz brilhante do telemóvel ao acender interfere com o ritmo natural do corpo, enganando os estímulos e fazendo-os acreditar que já é de dia”.
“Todos os padrões de lâmpadas fluorescentes foram pensados para inibir a libertação de melatonina, e fazer com que a pessoa fique acordada por mais tempo”, afirmou ao Daily Mail. “A luz dos telemóveis ainda consegue ser mais estimulante por ter mais quantidade da cor azul”.
Isso faz com que a pessoa que use o telemóvel por perto acabe por “dormir em ciclos”, e qualquer estímulo externos acaba por ter o potencial para despertar a pessoa.
Segundo o mesmo estudo, quatro em cada dez pessoas verificam o telemóvel durante a noite se ele tocar ou vibrar, mesmo que esteja a dormir.
Além disso, segundo a médica Sarah Loughran da Universidade de Wollongong, também as radiações eletromagnéticas emitidas são prejudiciais, factor que aumenta quando o telemóvel está ligado à corrente.
E voce, costuma ter o telemóvel muito perto, enquanto dorme?
Via Noticias ao Minuto