Num investimento na ordem dos sete milhões de euros, o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelou hoje que foram instalados nas prisões portuguesas 7450 telefones fixos. Mas para que servem os telefones?
Telefones: 10 números de interesse público são grátis
O objetivo desta medida visa permitir que os reclusos possam comunicar com as suas famílias ou advogados diretamente das celas, sem necessidade de se deslocarem para zonas comuns.
O projeto integra-se no plano de modernização do sistema prisional português, acompanhando práticas já adotadas em outros países europeus.
Segundo o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, o sistema está melhor e há “um maior tempo de utilização do telefone, que está disponível entre as 07:00 e as 22:00”, e “uma hora de acesso para os números que estão previamente autorizados”.
Orlando Carvalho refere também que “cerca de 10 números de interesse público que são grátis”. “O telefone tem ainda uma outra funcionalidade extremamente importante, que é um botão de alarme”, o que “retira do sistema a pressão das campainhas de chamada”, referiu o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.