Pplware

7 novas tecnologias que irão revolucionar o mundo

Tentamos todos os dias imaginar o futuro próximo com as tecnologias que tão bem conhecemos. Mas, e se pensarmos nas tecnologias que ainda não conhecemos tão bem?

Consegue imaginar-se com estas 7 ideias revolucionárias?

Impressão 3D

As impressoras 3D vieram para ficar. Esta nova tecnologia tem ajudado e muito nos últimos tempos, sendo agora implementada na área da saúde. No entanto, e apesar de não estar completamente implementada nesta área, a tecnologia de impressão 3D já está a dar cartas nas mais diversas áreas.

Desde o design de peças de roupa, mobiliário, casas e até chocolate. Mas, o que se calhar nunca imaginou foi, ter um carro feito por uma impressora 3D. Mas ele já existe, a Divergent Microfactories criou o Blade, e podemos adiantar desde já aos mais aficionados que este carro vai dos 0 aos 97 km/h em apenas 2,2 segundos.

 

Extracção de água atmosférica

Esta tecnologia funciona de forma simples, uma micro-rede “apanha” a água e humidades que estão presentes na atmosfera. Depois disso, a água é escorrida para um tanque que será então distribuída pela canalização ou armazenada.

A ideia surgiu para fazer frente à falta de água em alguns locais dos Estados Unidos. Esses locais abastecem, por exemplo, em cerca de 98% toda a produção de alfaces no país. Sem a extracção de água, a produção tornava-se extremamente complicada em algumas alturas do ano.

Há já uma empresa, a FogQuest, a trabalhar com esta inovação em países como Etiópia, Nepal, Chile, Marrocos entre outros. Podemos então esperar que num futuro próximo, a falta de água não seja um problema para a produção de bens alimentares.

 

Usáveis/implantáveis

Já conhecemos os óculos inteligentes e de realidade aumentada. Temos alguns exemplos como os Google Glass entre outros. Este é apenas o início de uma realidade que teremos dentro de poucos anos.

Nas próximas décadas, deixaremos de usar o telemóvel como hoje o conhecemos e em vez disso vamos passar a ter apenas uma lente de contacto inteligente e uns auscultadores. Iremos interagir com o mundo a partir do nosso olho.

A tecnologia de que falamos não está assim tão longe, já foi aliás criada no Centro de Tecnologia de Microssistemas da Universidade de Ghent. Estamos então perante uma situação em que teremos toda a informação de forma instantânea no nosso campo visual.

 

Transhumanismo

Em todas as gerações os seres humanos sofrem alterações. Essas melhorias fazem com que estejamos a sofrer de transhumanismo. Por muito que não queiramos, é estimado que em 2035 a grande maioria dos seres seja exactamente um transhumano.

Vamos melhorar quer a nível cerebral quer físico. Teremos melhorias exoesqueléticas controladas somente pela nossa cabeça, híper inteligência e até os músculos irão melhorar.

Nesta nova espécie, iremos tratar e substituir qualquer problema que tenhamos com uma facilidade, agora assustadora.

 

“Quintas verticais cor-de-rosa”

Estamos na era tecnológica e a agricultura também irá sofrer alterações. Em 2050 prevê-se que tudo seja diferente nesta área, quer pelas razões climáticas mas também pela centralização da população.

Estas quintas verticais, não são mais do que uma plantação de alimentos orgânicos num local com luz LED azul e vermelha. Assim, os ambientes são controlados e todos os alimentos são livres de pesticidas.

A luz LED é escolhida por ser mais fria e eficiente, mas não só. Estás luzes começam a ser extremamente baratas e acessíveis. Sendo esperado um aumento exponencial na utilização desta iluminação. Não é de estranhar que esta venha a ser a tecnologia utilizada nas futuras quintas.

Estas quintas, ganharão uma maior dimensão em 2025, onde poderemos assistir a uma presença constante destes locais nas nossas cidades.

 

Inteligência Artificial

Os robôs fazem cada vez mais parte da nossa vida e o futuro passa pelos robôs industriais de multi-propósito. Estes vão substituir-nos sempre que necessitamos de sair do nosso local de trabalho.

Está previsto que em 2016 exista um aumento significativo do uso de robôs, quer no trabalho quer em casa que servirão para ser nossos ajudantes em qualquer local e em qualquer tarefa.

A inteligência artificial irá invadir o mundo e será possivelmente a tecnologia que chegará mais rapidamente às nossas vidas.

 

Reversão da Idade Biológica

Será em 2025 que iremos conhecer os primeiros progressos nesta área. Filmes já existem, mas nesta área já há bem mais do que simples filmes. As pesquisas já estão avançadas e houve até resultados ao reverter as linhas de células humanas.

Outros estudos também já conseguiram reverter a idade de músculos em animais de laboratório. Por estas e outras razões, espera-se que estará para breve a junção destes dois estudos. Muito em breve podemos escolher se queremos ou não ficar mais novos, sem cirurgias estéticas, apenas à distância de um comprimido.

Estas serão as 7 evoluções tecnológicas que hoje nos podem assustar mas que serão o nosso amanhã.

Qual delas receia e qual anseia?
Exit mobile version