A iniciativa 60 Hora da Terra, organizada pela WWF, teve inicio no ano de 2007 em Sidney na Austrália e nesse ano conseguiu que mais de 2.2 milhões de pessoas e cerca de 2 mil empresas desligassem as suas luzes durante uma hora. A ideia era alertar e marcar uma posição contra os problemas das alterações climáticas. Nos anos que se seguiram esta iniciativa alargou-se a muitos outros países e o número de participantes aumentou de forma exponencial. No ano passado foram mais de 128 países e regiões a participar neste evento, tendo inclusive sido desligadas as luzes de muitos monumentos e ícones de vários países, com o intuito de dar um peso ainda maior à acção.
Esta iniciativa pretende alertar todas as pessoas para os problemas que estão relacionados com as alterações climáticas e a forma como essas alterações vão afectar a vida de todos nós. Durante essa hora realizam-se muitos eventos culturais e promove-se a contemplação do nosso planeta, sem a poluição que a luz provoca. O evento de 2011 terá lugar às 20:30 e deverá durar até às 21:30.
Este evento deverá ser o ponto de partida para uma consciencialização de todas as pessoas para os problemas que cada vez mais afectam o nosso planeta e, invariavelmente, a todos nós, que nele vivemos.
Lembra que devemos começar a ter uma utilização mais consciente dos recursos que temos ainda disponíveis e que cada vez mais gastamos de forma desenfreada. São as pequenas acções que devemos tomar no nosso dia-a-dia que devemos cultivar. Daí conseguiremos partir para medidas mais globais e com impacto ainda maior. E como a união faz a força, devemos juntar os nossos esforços aos de todos e assim conseguirmos alterar a forma e o caminho para onde caminhamos.
Este ano, e porque a Internet sempre teve uma abrangência a nível do planeta, a WWF apostou de forma muito forte nestas tecnologias. O 60 Hora da Terra está presenta nas redes sociais e acessível das mais diversas formas. Podemos acompanhar o evento pelo Facebook, Twitter e muitos outros serviços. Verifiquem no site da iniciativa os canais onde podem aceder.
Existem ainda aplicações para os diferentes dispositivos móveis, que para além de nos lembrarem do início e fim da hora, permitem ainda que coloquemos na Internet tudo o que formos fazendo durante esses 60 minutos.
A hora do evento é às 20:30 de hoje, hora local de cada país. Participem de forma mais ou menos activa e podem divulgar esta acção pela vossa comunidade.
Lembrem-se no entanto que amanhã e nos dias seguintes esta iniciativa dever ser continuada. Gastem de forma consciente os recursos que o planeta nos dá. Fica lançado o mote, depende apenas de nós!