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4,5 milhões de utilizadores na Internet em Portugal

A Marktest contabilizou no Continente 4,5 milhões de utilizadores de internet, um número que cresceu quase dez vezes nos últimos 13 anos.

Os dados do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, contabilizam 4 484 mil indivíduos que costumam utilizar a internet. Este valor representa 53.9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Estes dados significam que a maioria dos portugueses nesta faixa etária já está online.

A análise deste indicador ao longo da última década evidencia o elevado crescimento que tem registado entre nós, ao aumentar quase dez vezes no período em análise. Os 5.6% de indivíduos que em 1997 acediam à internet passaram em 2009 para 53.9% – mais 863% do que então. Neste período, o ritmo de crescimento da penetração da internet no nosso país situou-se nos 22.0% ao ano. Naturalmente, à medida que aumenta o número de utilizadores de internet, também diminui a sua taxa de crescimento anual, tendo-se observado 10.5% de crescimento de 2008 para 2009.

Na análise por targets, vemos que a ocupação é a variável mais discriminante, pois é a que revela mais diferenças de comportamento entre os indivíduos. Os valores oscilam entre os 98.5% entre os estudantes e os 9.1% das domésticas. A idade é a segunda variável com maiores discrepâncias de comportamento, com 96.7% dos jovens entre os 15 e 17 anos a não dispensarem a internet, um valor muito acima dos 7.3% de idosos com mais de 64 anos que também navegam. A classe social apresenta igualmente uma dispersão assinalável, com os valores a oscilar entre os 92.1% de utilizadores na classe alta e os 19.1% na classe baixa. Os dois sexos também apresentam diferenças: 62.19% dos homens acede à internet, ao passo que esse valor baixa para 46.5% junto das mulheres. Entre as regiões é onde encontramos menor heterogeneidade, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem taxas superiores de utilização de internet: 63.0% e 60.8%, respectivamente.

A análise realizada teve como base os resultados de 2009 do estudo Bareme Internet. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos

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