Pplware

30 mil filmes num iPod?

IBMGraças à evolução da nanotecnologia poderá vir a ser possível, num futuro não muito distante, carregar 30 mil longas-metragens num aparelho semelhante a um iPod. Cientistas da IBM descobriram como manipular átomos isolados por forma a aumentar a capacidade de armazenamento em dispositivos de pequenas dimensões. Cyrus Hirjibehedin da IBM, juntamente com o seu colega Andreas Heinrich, tem vindo a estudar átomos de ferro isolados, utilizando um microscópio electrónico desenvolvido pela própria IBM. Até agora já conseguíram fazer variar a sua orientação magnética numa superfície de cobre. E que tem isto de especial?

É que, como afirma este cientista, “uma das propriedades básicas presentes em todos os átomos é que eles se comportam como pequenos ímanes”. Portanto, basta “conseguir manter essa orientação magnética estável” para armazenar informação. “É assim que funcionam os discos rígidos…”, acrescenta.

Já em Zurique, outros dois cientistas, num outro laboratório da IBM, descobriram, “por acaso”, uma forma de ligar e desligar o fluxo de electrões numa molécula. Estavam a avaliar a vibração de uma molécula quando descobriram que esta oferecia capacidades de comutação distintas.

Combinando estes feitos da nanotecnologia, poderá vir a ser possível criar comutadores moleculares utilizados para controlar grandes quantidade de informação armazenada em chips muito rápidos e de dimensões extremamente reduzidas.

Exit mobile version