Pplware

30 km/hora nas localidades? Governo está a avaliar

Novo ano e, provavelmente, mudanças nas regras de circulação. Numa entrevista à Antena 1, o ministro da Administração Interna adiantou que o limite de velocidade poderá passar para 30 km/hora nas localidades assim como a inspeção e carta passarão a ser obrigatórios para motociclistas, mesmo para quem já tem carta de ligeiros.


Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna revelou na Antena 1 que vai propor uma redução da velocidade de circulação nas zonas urbanas para os 30 quilómetros por hora. Para os motociclistas, a carta deverá passar a ser obrigatória, mesmo para quem já tem carta de ligeiros, assim como uma inspeção periódica aos veículos, escreve o Jornal de Negócios.

Para o ministro da Administração Interna, estas medidas a propor são como uma reação aos números de atropelamentos, que são “absolutamente inaceitáveis”. O ministro refere ainda que, provavelmente, não se justifica exigir um novo exame de código, mas recorda que “as condições de circulação num motociclo são claramente diferentes das que temos num automóvel ligeiro”.

As estatísticas da sinistralidade rodoviária apontam para a existência de 500 mortos nas estradas em 2017, sendo que, entre estes, há um número significativo de mortos por atropelamento nas zonas urbanas, especifica Eduardo Cabrita. A solução encontrada pelo governo passa por generalizar às zonas urbanas o limite de velocidade de 30 quilómetros por hora que já existe em alguns bairros e impor maior controlo aos motociclos.

Exit mobile version