Pplware

2000-2010: As mudanças do Mundo em 10 anos

Estamos a um passo de entrar num novo ano, e para trás ficam memórias de um ano que, esperemos, tenha sido excelente.

No entanto, em 2000, passava-se o ano com receio que o Mundo acabasse.. não acabou, pelo contrário, evoluiu, e muito. Hoje, passados 10 anos, quase 11, depois, vamos conhecer quanto o Mundo mudou…

Os gráficos que se seguem, são da autoria Stephanie Fox, e mostram, em números detalhados, a evolução de 10 anos, que o Mundo sofreu em várias áreas.

Comecemos pela Demografia, pois o que seria o Mundo sem pessoas? Em 10 anos, a população cresceu, significativamente, talvez não tanto quanto se esperava. Houve mais pessoas a decidir viver em zonas urbanas, talvez porque cada vez mais a vida assim o requer. No caso particular dos EUA, a densidade populacional aumentou bastante.

Vamos agora à nossa área preferida, a Tecnologia.

Analisando o gráfico que se segue, podemos ver logo uma barra azul de 2010 a “sufocar” 2000, no que diz respeito aos utilizadores de Internet. Mas tal já seria de esperar, pois cada vez mais se utiliza este versátil serviço. Outro número massivo é o de utilizadores de Telemóvel. E se em 2000 não havia banda larga fixa.. em 2010 há e é muito utilizada. O mesmo, mas em maior número, acontece com a banda larga móvel. A Internet é mesmo um bem essencial.

Como também podemos ver no gráfico, há a comparação entre o consumo de energia da China e dos EUA e, surpresa ou não, em 10 anos, o primeiro consumo aumentou significativamente, ao passo que os americanos foram mais contidos nos gastos energéticos!

A área do Ambiente infelizmente não tem números muito satisfatórios. Devia ser uma prioridade proteger a Natureza, mas nem sempre isso se sucede.

O gráfico indica houve um aquecimento da Temperatura Mundial. Em 10 anos, mais 7,000 espécies de animais estão em perigo de extinção. O número de mortos provocados por desastres naturais é, simplesmente, arrepiante, e isso também se verifica nas perdas económicas apresentadas no gráfico. Os sismos sentidos nos EUA também aumentaram, e muito, tal como o preço/barril do Crude. São números que fazem pensar.

Por fim, a evolução também passou pelo Entretenimento.

Sendo os EUA, o país das estrelas, este teve um balanço positivo em dez anos, nomeadamente no crescente ganho em Bilheteiras, e também na venda de Bilhetes.

Será que, se não existisse pirataria, estes números eram diferentes?

Depois desta pequena análise a estes gráficos, esperamos que tenham ficado com uma percepção, do que aconteceu nestes 10 anos que passaram tão rápido.

Será que tinham noção desta evolução?

Download: 2000 Vs. 2010: How the world has changed

Exit mobile version