Pplware

17 de Maio – Dia Mundial da Internet

A Internet é hoje um elo que nos liga à vida. Poderá ter uma entoação sonante mas na realidade a nossa vida hoje passa muito pelo o que a Internet possibilita. A nossa vida profissional, a nossa vida social, a nossa actividade lúdica, informativa e todo um vasto leque de serviços em que nos apoiamos… influencia intimamente a nossa relação com o mundo.

Nasceu como um projecto militar, é uma das 10 invenções DARP e veio para assegurar as comunicações em caso de ataque nuclear mas essa situação nunca aconteceu e a Internet tornou-se numa ferramenta imprescindível na vida de milhões de pessoas.

Foi há pouco mais de 19 anos que a Internet se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.

Sem a DARPA, a Internet não existiria. Em Agosto de 1962, o paper de JCR Licklider entitulado “On-Line Man Computer Communication”, descrevia uma rede global conectada. Em Outuro, Licklider é designado director do Information Processing Techniques Office (IPTO) na ARPA, onde o seu objectivo passava por criar uma rede que ligasse os computadores do Departamento de Defesa em 3 localizações diferentes. Tal não aconteceu até outro pioneiro da Internet, Robert Taylor, substituir Licklider e trazer Larry Roberts do MIT.

A primeira ligação ponto-a-ponto entre PCs na nova Arpanet foi estabelecida às 22h30 do dia 29 de Outubro de 1969, criando a primeira rede operacional de pacotes do mundo. Em Dezembro, já estava operacional uma rede de 4 nós. Em 1972, o primeiro e-mail foi enviado. Apenas em 1973 se começou a chamar “internet” a estes mecanismos.

O aparecimento da Internet em Portugal

A Universidade de Lisboa foi a primeira entidade em Portugal a ter uma ligação à Internet. Pouco depois, a Universidade do Minho também o fez, usando uma linha de 64Kb (da Telepac, IP sobre X.25) para a França. Em 1990, o PUUG (Portuguese Unix Users Group) começa a comercializar ligações à Internet em Portugal.

Em 1992 a FCCN inicia registos de domínios em .pt e em Dezembro de 1993 existem 40 domínios .pt registados. O primeiro servidor Web nacional foi activado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992. Em 1993 o acesso à Internet é aberto aos alunos da Universidade do Minho. Em 1996 existem 10 entidades com licença para prestação de Serviços de Telecomunicações Complementares Fixos, no âmbito dos quais se pôde enquadrar o acesso à Internet.

A Internet à escala mundial

No final de 2011 os utilizadores da Internet já ultrapassavam os 2.1 mil milhões. Só a China tem mais de 485 milhões de utilizadores, sendo esta a maior “potência” ao nível de utilizadores no ciber mundo.

Todo este universo de utilizadores movimenta um número gigantesco de vídeos, imagens, emails e informação diversa. Por exemplo, no final de 2011 existiam já 555 milhões de sites e existiam mais de 3.146 mil milhões contas de email.

Esta é a realidade e estima-se que em 2016, 74% da população mundial esteja a navegar na Internet, o que fará deste meio de comunicação o mais influente e poderoso até hoje desenvolvido.

No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o dia mundial da Internet.

Exit mobile version