Pplware

15ª Edição do evento Open Source Lisbon foi um sucesso

A 15ª edição do Open Source Lisbon, o maior evento em Portugal 100% dedicado às tecnologias Open Source, reuniu mais de 20 speakers nacionais e internacionais, cerca de 400 participantes e mais de 600 via streaming.

Sob o tema ‘Open your business to Digital Transformation’, foram abordadas diversas temáticas relacionadas com o potencial das tecnologias de Open Source no desenvolvimento de estratégias e processos de transformação digital das organizações e negócios.


Organizado pela Syone e co-organizado pela Caixa Mágica, com o apoio e participação dos parceiros Elastic, SUSE, Microsoft, IPBRICK, MySQL, Red Hat e Log, esta 15a edição incluiu uma manhã dedicada à visão estratégica dos negócios e uma tarde de cariz mais técnica e funcional, contando também com a realização paralela de sessões tech talks, um novo formato introduzido este ano.

De destacar as participações do Jornalista Paulo Pena (Jornal Público) que apresentou as conclusões e factos observados pelo grupo de trabalho do projeto ‘Investigate Europe’ em termos da dependência digital da Europa face aos Estados Unidos, e de Gijs Hillenius pelo Open Source Observatory and Repository da Comissão Europeia.

Destaque também para Karsten Gerloff, ex-presidente da FSFE, que mostrou como as organizações podem tirar partido das tecnologias Open Source e para Sérgio Silva, Diretor de Serviços e especialista em ciber segurança, responsável pela gestão dos sistemas de informação do Conselho Superior de Magistratura (CSM), que apresentou o processo de transformação digital implementado com o desenvolvimento da plataforma IUDEX.

O restante painel de oradores incluiu nomes como Tiago Fonseca & Ricardo Pedrosa (Syone) João Tedim (Microsoft), Matias Cascallares (Elastic), Frank Siebert (Trinuts GmbH), Carlos Coutinho (Caixa Mágica), Raúl Oliveira (IPBRICK), Edgar Ivo & Rui Seabra (Red Hat) e Mário Beck (Oracle MySQL) que partilharam casos de sucesso de implementações com base nestas tecnologias.

O evento deste ano teve uma grande agenda e correspondeu às expectativas em termos do conteúdo e speakers presentes, em linha com o que já tem acontecido nos anos anteriores, com uma cada vez maior participação do tecido empresarial.

Eduardo Taborda, Diretor Geral da Syone

Por fim, o Prémio Abertura 2017, atribuído pela Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP), distinguiu a Câmara Municipal de Barcelos pela utilização transversal de soluções Open Source, com especial destaque para a plataforma digital de divulgação e promoção de eventos e atividades desenvolvidas pela Câmara.

As restantes entidades nomeadas ao galardão deste ano foram a Imprensa Nacional – Casa da Moeda e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P..

Exit mobile version