Não é necessário o Google lembrar que hoje é dia dos namorados. A web está pintada de amor. Então quem decidiu que o 14 de fevereiro era dedicado aos namorados?
Vamos perceber porque se celebra em Portugal esta data.
Lembro que se comemora este dia como sendo o dia dos namorados e recorrendo à Wikipédia, onde a história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum da Igreja Católica, tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado à troca de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.
Estima-se que, mundo afora, milhões de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando este dia num dos mais movimentados do ano. Também se calcula que são as mulheres que compram 85% dos presentes oferecidos neste dia. Mais românticas, mais sensíveis fazem desta data uma data de compromisso sentimental.