Mais de 10,000 passwords Hotmail foram invadidas e publicadas online, reporta a Neowin. Depois deste suposto “escândalo” sair ao público a Microsoft, detentora da marca e serviço Hotmail responde que ainda não está em condições para confirmar o ataque mas que prosseguirá com a investigação da situação.
O site de tecnologia neowin.net reportou que um anónimo publicou no dia 1 de Outubro vários detalhes de contas Windows Live Hotmail no site pastebin.com, site usado por programadores para partilhar código.
As contas afectadas vão deste o ararat973@hotmail.com até ao blando2713@hotmail.com.
O administrador do Neowin, Tom Warren, escreveu no blog: “Os detalhes foram removidos mas o Neowin teve contacto com parte da lista publicada e confirma que as contas eram genuínas e a maioria parecia pertencer a utilizadores Europeus”.
“A lista detalhava mais de 10,000 contas começadas no A até ao B, sugerindo a possibilidade de existirem outras listas adicionais”.
“Aparentemente apenas apareciam contas usadas para ter acesso ao Microsoft Windows Live Hotmail, endereços do tipo @hotmail.com, @msn.com e @live.com.”
O blog sugeria que os detalhes teriam sido obtidos a partir de métodos “phishing” scam, em sites falsos que usam certos truques, levando as pessoas a revelar os nomes de utilizador, passwords e outras informações.
Um porta-voz da Microsoft afirmou: “A Microsoft tomou conhecimento das queixas que afirmam que os Windows Live IDs e passwords foram publicados pela Internet“.
“Estamos investigar activamente a situação e iremos dar todos os passos necessários para resolver a situação de forma tão rápida quanto possível”.
Nunca é demais recomendar aos utilizadores a alteração das suas passwords, complicando as tentativas de terceiros para descobrir os dados privados e intransmissíveis de cada utilizador.