Pplware

10 coisas estúpidas que fazemos com… smartphones

Os smartphones são hoje em dia autênticos assistentes pessoais que não dão a possibilidade de realizar as mais diversas tarefas. Além receber e efectuar chamadas, estes pequenos equipamentos inteligentes permitem-nos gerir parte da nossa vida e neles guardamos muita informação…sensível.

Enquanto utilizador, tem noção dos perigos que podem advir de uma utilização inconsciente do smartphone? Hoje mostramos-lhe 10 coisas estúpidas que fazemos com… smartphones.

Estes pequenos dispositivos inteligentes, aos quais damos o nome de smartphones, são hoje responsáveis por muita das coisas da nossa vida. Num informação divulgada pela “Protect Your Bubble”, a empresa identificou nada mais nada menos que 10 coisas estúpidas que fazemos com… smartphones. Apesar do estudo ter sido realizado para os Estados Unidos, facilmente se encaixa em outros países. Mas quais as 10 coisas estúpidas que fazemos com… smartphones?

1) Grande parte dos utilizadores não usa password no smartphone

Segundo os dados revelados, 62% dos utilizadores não usam qualquer tipo de password para aceder ao equipamento. E se este for perdido ou roubado?

2) Os utilizadores guardam as credenciais de acesso ao banco no smartphone

32% dos utilizadores guardam as credenciais de acesso aos serviços de home banking no próprio smartphone.

3) Guardar fotografias “obscenas”

Com os smartphones é comum tirarmos fotos…e mais fotos..e guardar tudo na memória do mesmo. Depois partilhamos essas fotografias com outros …que por sua vez partilham com outros. Segundo o estudo, 20% dos adolescentes partilham fotografias com alguma nudez..que por sua vez são partilhadas, em grande parte, por quem as recebeu

4) Clicar em links fraudulentos

Cerca de 4% dos utilizadores clicam em links fraudulentos, usados em ataques de phishing.

5) Publicar fotos enquanto estão em férias

Uma das “modas” dos utilizadores na Internet, especialmente nas redes sociais é a publicação de fotos enquanto estão em férias. Na prática são cerca de 75% que seguem este hype…ora se um possível ladrão souber que a casa está livre, que até levaram o cão…o que pode ele fazer? Mais fácil ainda quando as pessoas publicam fotos do interior das suas casas…

6) Publicar fotos com localização

Cerca de 500 milhões de fotos são carregadas pelos utilizadores, diariamente, nas redes sociais. É comum desligar a localização do dispositivo enquanto publica na rede?

7) Partilhar informação pessoal com quem não conhece

Cerca de 27% dos casos de roubo de informação deve-se a falta de cuidado dos utilizadores que partilham/fornecem informação com quem não conhecem.

8) Uma parte dos utilizadores não usa capa nos dispositivos

Apesar de não ser um problema de segurança, a empresa dá a conhecer que 25% dos utilizadores não protege os seus equipamentos ao nível físico.

9) É comum os utilizadores ligarem-se a redes wireless…inseguras

Imagine por exemplo que durante o fim de semana foi a um shopping e a determinada altura, depois de já ter entrado em mais de 20 lojas, aproveitou para tomar um café e verificou, através do smartphone, que existe uma rede aberta para acesso a Internet. Como a rede não requer qualquer tipo de chave, o utilizador acede facilmente à rede e começar a navegar, consultando os sites aos quais acede diariamente, introduz credenciais para os vários serviços online (seguros ou não)…etc, etc. E se alguém estiver a controlar o tráfego do cliente com o objectivo de capturar informações?

Segundo o estudo, 52% dos utilizadores acedem a redes inseguras a partir do smartphone.

10 ) Os utilizadores não fazem seguros aos dispositivos

Segundo o survey da empresa, 60% dos utilizadores não fazem seguros ou adquirem algum plano de protecção quando adquirem um novo equipamento.

E são estas as 10 coisas estúpidas que fazemos com… smartphones segundo a “Protect Your BubbleProtect Your Bubble”. Existem certamente muitas outras “coisas” que poderíamos incluir nesta lista e nesse sentido gostaríamos de saber …

Que outras coisas incluiriam na lista apresentada?

Exit mobile version