Pplware

1 de Dezembro – Dia Mundial da Sida

Hoje, 1 de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial da SIDA. Este dia serve, acima de tudo para sensibilizar e actualizar a atenção das pessoas para esta infecção.

O VIH é o vírus da imunodeficiência humana. É um vírus que ataca e destrói as células do sistema imune do nosso organismo. SIDA é o síndrome de imunodeficiência adquirida, que resulta da infecção por VIH.

Quando se diz que alguém está infectado com VIH, isso significa que tem o vírus no seu organismo, quando essa pessoa passa a ter SIDA , isso significa que as defesas do seu organismo estão demasiado enfraquecidas para “combater” infecções para as quais normalmente não teria dificuldade.

Pensa-se que o vírus VIH é originário de primatas (macacos ou chimpanzés) e que terá ganho condições para ser transmitido a humanos no início do século XX. O primeiro caso descrito com sintomas compatíveis com SIDA, foi em 1981. Historicamente, um comissário de bordo da Air Canadá é designado como o “Patient Zero”, por ter sido o elo de ligação entre vários casos nos Estados Unidos. No entanto sabe-se hoje que a transmissão entre humanos foi anterior a este caso. Amostras de sangue de 1959, mostraram a presença de VIH num congolês.

Existem 2 tipos de VIH, VIH-1 e VIH-2. A curiosidade deste facto reside no facto de a maioria dos infectados em todo o mundo, serem VIH-1 positivos. O VIH-2 está presente em alguns infectados na África Sub-Saariana e na Europa o país com mais infectados com VIH-2 é Portugal. O VIH1 foi descoberto como o agente causal de SIDA no Instituto Pasteur em 1983 , por 2 franceses (Luc MontagnierFrançoise Barré-Sinoussi)   e  uma portuguesa – Odete Ferreira. Foi ela que identificou o VIH-2 em 1985. Em 2008 a Organização Mundial de Saúde estimou 33,4 milhões de pessoas infectadas pelo VIH e 2 milhões de mortes por SIDA, nesse ano.

Actualmente existe tratamento para o VIH, que consiste na terapia anti-retroviral, que revolucionou o curso da doença. Actualmente as pessoas infectadas com VIH têm uma esperança média de vida semelhante à população em geral. Novos avanços estão a ser feitos para a descoberta duma vacina para o VIH, de destacar um estudo em 2009 na Tailândia, onde se verificou uma eficácia de 30% para uma vacina recém desenvolvida.


FAQ VIH

Como se transmite o VIH:

Através de sangue contaminado: através da partilha de seringas, agulhas, material de tatuagens ou de outros rituais que envolvam injecção.

Através de relações sexuais desprotegidas: inclui sexo oral, coito anal ou vaginal

Se uma mulher grávida foi VIH positiva: durante a gravidez, durante o parto e no aleitamento materno.

O risco de transmissão ou não existe ou é negligenciável, no sentido comum de: beijos, partilha dos utensílios (copo ou talheres), no contacto diário com uma pessoa infectada, piscinas ou casas de banho.

Os VIH positivos têm esperança de vida curta:

Hoje em dia, nos países onde o acesso à terapia anti-retroviral é universal, a esperança média de vida das pessoas que vivem com VIH é semelhante à população total.

O VIH agora é uma doença crónica e por isso não há problema se ficar infectado:

A terapia anti-retroviral veio revolucionar o tratamento do VIH/SIDA e as pessoas infectadas podem ter uma vida perfeitamente saudável, no entanto esta terapia tem efeitos secundários relevantes e tem de ser seguida de forma muito restrita. No caso de a terapia não ser correctamente seguida, o vírus pode mutar e ficar resistente aos medicamentos.

Os infectados são os toxicodependentes, prostitutas e homossexuais, como não tenho contacto com nenhum destes grupos, não corro risco:

Os grupos dos toxicodependentes e dos homossexuais, já foi em Portugal, o grupo onde se verificava maior número de casos e maior número de novos casos, hoje em dia a maioria de novos casos de infecção verifica-se por via heterossexual.


O que devo fazer se um amigo ficar infectado com VIH:

Continuar a ser amigo dessa pessoa como sempre o foi e mostrar-se um verdadeiro amigo. Evitar o VIH significa utilizar sempre o preservativo de forma correcta e desde o início de todas as relações sexuais e nunca partilhar materiais de injecção.

Um homem infectado por VIH não pode ter filhos não infectados:

É possível e existem técnicas para que um homem infectado com VIH possa ter filhos não infectados com a parceira não infectada.

O VIH não dá sintomas:

Podem existir sintomas, pouco tempo após a infecção por VIH, mas esses sintomas podem ser facilmente ignorados como um síndrome gripal. Após esses sintomas, habitualmente a pessoa passa anos sem qualquer queixa.

Como é que se passa de VIH a SIDA:

Quando uma pessoa infectada com VIH desenvolve uma das designadas condições definidoras de SIDA, que são infecções oportunistas ou doenças malignas que aparecem quando o sistema imune está muito fraco, diz-se então que desenvolveu SIDA.

Como posso fazer o teste do VIH:

Em Portugal, pode dirigir-se a um CAD (Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/SIDA) e fazer o teste. É confidencial o seu resultado.

Sites:

Exit mobile version