A empresa acredita que o vírus, conhecido pelos nomes de OSX/Leap-A e OSX/Oompa-A, seja o primeiro que atinja efectivamente a décima versão do sistema operativo da Apple. O código malicioso, segundo a Sophos, chegaria ao utilizador por programas de mensagens instantâneas.
“Alguns proprietários de Mac sempre acreditaram que o Mac OS X seria incapaz de ser atingido por vírus informáticosr, mas o OSX/Leap-A deixar-los-á a todos chocados ao mostrar que a ameaça de malware no Tiger é real” declarou Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos no documento divulgado pela empresa.
De acordo com a Sophos, o código malicioso foi descoberto após ser publicado em sites da Web com o nome de “latestpics.tgz”, formato de compressão de ficheiros usado pelos sistemas Mac. Como a falha ainda não tem uma correcção oficial oferecida pela Apple, a empresa de segurança sugere que utilizador do Tiger naveguem com cuidado.
Outra empresa de segurança, a Akonix, alertou em Dezembro para a explosão nos ataques maliciosos que usam programas de mensagens instantâneas para infectar computadores. De acordo com um relatório apresentado pela empresa, o número de casos cresceu 226% apenas entre Outubro e Novembro de 2005.