Pplware

Xi3 – Um mini PC super potente e modular

E um DataCenter transportável com Xi3?

Desde Maio de 2011, aquando do anuncio do protótipo Raspberry Pi (ver aqui), que o Pplware tem dado uma atenção especial ao segmento dos Mini PC’s. Pequenos e potentes equipamentos, capazes de substituir os tradicionais Desktops e PCs Portáteis, são muitos os  Mini PC’s que têm aparecido no mercado, com as mais diversas características.

No início de Novembro deixamos aqui um pequeno resumo dos Mini-PCs já analisamos no Pplware mas, este segmento de mercado tem evoluído e recentemente, ficamos a conhecer o Xi3.

O conceito associado ao mini-PC Xi3 é ligeiramente diferente dos mini-PCs já apresentados uma vez que este é modular, oferecendo o melhor hardware num pequeno super resistente.

Especificações

O Xi3 tem apenas 4 polegadas é altamente eficiente em termos energéticos (cerca de 20 watts) e todo o hardware é envolvido numa caixa de alumínio, pensada ao pormenor, para que a robustez esteja sempre presente. Internamente a máquina é modular, constituída pela seguintes módulos:

(1) Modulo do processador Xi3

Este modulo contem o microprocessador, RAM e o chip Northbridge . Esta board está disponível em duas opções:

(2) Modulo primário para I/O

Este módulo integrar a maioria das interfaces para as comunicações externas (ex. Audi, USB, eSata)  e também o chip Southbridge para ligação com o Xi3.

(3) Modulo secundário para I/O

Este segundo módulo é responsável pela alimentação do sistema, interface de ligação ao monitor/TV e Porta RJ45.

Separando desta forma o Xi3 em 3 módulos diferentes torna-se mais fácil, simples e barato o suporte no caso da avaria de algum dos componentes.

xi3 DataCent3R Mobile

Outra das vertentes deste fantástico equipamento (anunciado durante a CES 2012) é a possibilidade de criar autênticos DataCenters “transportáveis” aliando a poder de vários Xi3.O protótipo dos mini datacenters moveis tem racks de 8 racks, capazes de acoplar 28 microServers, perfazendo um total de 224 microServers.

 

Aqui ficam as imagens dos microservers xi3

Este é sem duvida um equipamento bastante interessante pela performance que oferece, eficiência energética e aplicabilidade. Desde já o nosso obrigado ao nosso leitor José pela dica. Relativamente aos preços, podem ver aqui as várias combinações


Homepage: xi3

Exit mobile version