Pplware

Western Digital vai comercializar disco rígido de 10TB com Hélio

A Western Digital tem vindo a atacar o mercado do storage (armazenamento) com toda a força. Depois de em Outubro passado ter adquirido a Sandisk, no intuito de trazer para si uma fatia do mercado dos “discos” SSD, agora reclama ser a primeira marca a colocar no mercado o primeiro disco rígido de 10TB de gravação magnética perpendicular (PRM).

O disco em causa é o HGST Ultrastar He10 e tem a capacidade de 10TB.

Esta drive tem várias vantagens! Segundo a WD, o HGST Ultrastar He10, oferece alta capacidade de armazenamento numa única drive, o que se traduz numa redução do consumo de energia e na alta rentabilidade por terabyte, face às restantes ofertas no mercado dos HDDs.

 

O que quer dizer He10?

Este disco, ao contrário dos “tradicionais” discos rígidos que encontramos no mercado, não está selado com “ar” a envolver os discos e todo o mecanismo de gravação e leitura. A plataforma do He10 é selada com hélio que, segundo a empresa, define uma nova geração de expectativas em volta da capacidade, rentabilidade e desempenho dos HDDs.

Segundo o vice-presidente da área de marketing da empresa, Brendan Collins, a WD foi a primeira marca a reconhecer os benefícios do hélio que empurram as fronteiras e os desafios, enquanto a concorrência está a tentar recuperar do atraso. O Ultrastar He10 representa a terceira geração da linha “HelioSeal”. Esta linha redefine capacidade na indústria dos discos HDD, mostrando no fundo o caminho para onde deve apontar a aposta nos dispositivos de armazenamento. Se há necessidade de estar na vanguarda, então há que dar passos firmes para trazer novas soluções a um mercado que reclama por melhores produtos.

É com esta linha que a WD quer bater a concorrência. Quando comparadas às drives de 8TB, seladas a ar, com o HGST Ultrastar He10, este oferece não apenas 25% a mais de capacidade mas também 56% mais eficiência energética e é 25% mais confiável.

A nova unidade está disponível com interfaces SATA e SAS. É uma drive a 7.200 RPM com um buffer de dados de 256MB. A destacar a latência na ordem dos 4.16 ms (leitura e escrita), escrita de 8.6 ms e uma taxa de transferência de dados de 225 MB/s.

 

HGST

Exit mobile version