Pplware

WaterDrop ou a tecnologia para produzir água potável no deserto

A seca é um cenário que desde há muitos anos está prevista para uma grande área do planeta. Segundo os especialistas, em 2040, espera-se que 33 países tenham de enfrentar um stress hídrico extremo.

Sabendo deste cenário, há já entidades que promovem acções para desenvolver tecnologias inovadoras para a produção de água potável. Nasceu desta investigação um conceito inovador. Chama-se WaterDrop, recorre à energia solar e produz água por condensação.

Ap Verheggen é um artista, que gosta de fazer o impossível possível, mas de uma forma muito prática. Este investigador tem estado na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias solares nos últimos anos. O seu mais recente conceito, o WaterDrop, é um dispositivo a energia solar, portátil, que produz água por condensação. O investigador holandês reconhece que o conceito soa um pouco a ficção científica, mas a tecnologia solar tem feito grandes progressos nos últimos anos, por isso vale a pena espreitar o seu trabalho.

Se as temperaturas subirem, o ar contém mais água. Normalmente, as temperaturas mais altas também significam mais sol. Então, por que não filtrar água condensada do ar, impulsionado exclusivamente pelo sistema de energia solar? Assim, teremos água potável e água para a agricultura disponível na maioria dos lugares mais secos do planeta.

Escreveu Ap Verheggen no seu blog.

Os módulos fotovoltaicos fora do dispositivo servem para absorver a energia solar durante o dia. A energia captada é utilizada para arrefecer o ar e, assim, produzir a condensação. Este errefecimento deriva da utilização de um ventilador que faz circular o ar e provoca uma diminuição da temperatura.

Leia também: Conheça a máquina que produz água potável no deserto

Esta água recolhida poderá ser enriquecida, em termos minerais, com a colocação de pedras, pequenas pedras onde a água será depositada. No cimo do dispositivo, seria colocado então um filtro para purificar a água.

Sabemos que ainda é ficção científica, mas certamente que ao aumentar a eficiência das células fotovoltaicas (apenas uma questão de tempo), juntamente com o desenvolvimento de novos materiais, contribuirá para a concepção de todos estes dispositivos.

Rematou Ap Verheggen relativamente às impossibilidades (possíveis) tecnológicas.

Estamos a caminhar para uma nova geração tecnológica. Um aproveitamento maior das energias naturais tendo por base dispositivos capazes de nos ajudar a tirar toda a vantagem do que durante anos apenas esteve presente na vida sem um maior proveito para o ser humano. O sol parece ser cada vez mais a fonte de energia preferencial.

 

Exit mobile version