Pplware

Visão artificial do novo sensor Sony permite 1000 fps

A Sony atualmente domina no segmento dos sensores de imagem. Além de produtos finais com altíssima qualidade, a empresa fornece chips e tecnologia que equipam milhares de dispositivos de outras empresas.

O mais recente sensor de imagem CMOS lançado pela Sony, uma espécie de olhos tecnológicos inteligentes, traz um avanço incrível no que toca à captação de frames por segundo. Este sensor tem a particularidade de captar 1000 frames por segundo… e até persegue objetos. O seu alvo não será o seu smartphone ou a câmara fotográfica (pelo menos para já), será sim a robótica industrial.


A Sony apresentou uns olhos muito inteligentes criados com um sensor de imagem CMOS, que não se destina a fazer parte de qualquer câmara ou smartphone que no futuro esteja à venda, esta tecnologia tem sim como alvo as fábricas com linhas de produção completas de robôs.

Chama-se IMX382 e é um chip que já tem alguma história na marca. Contudo, o que torna realmente especial é a capacidade de captação de imagens, este pode captar 1000 frames por segundo.

 

Quantidade vs qualidade

Neste caso o que está em causa não é a qualidade mas sim a quantidade e a velocidade com que o sensor consegue captar de imagens. Por isso, a Sony optou por uma relativamente baixa resolução de 1,27 megapíxeis. Este sensor de visão possui uma configuração empilhada com uma matriz de píxeis retroiluminada e uma camada de circuito de processamento de sinal.

A camada de circuito é equipada com circuitos de processamento de imagem e um processador de coluna paralelo programável, proporcionando a deteção do alvo de alta velocidade e um rastreamento perfeito… tudo isto a 1000 fps. O novo sensor utiliza informações como a cor e o brilho obtidos de píxeis para detetar objetos, extrai o centróide do objeto, o momento e o vetor de movimento do objeto.

Para percebermos melhor como funciona a tecnologia, iremos ver o vídeo que a empresa disponibilizou que exemplifica de forma clara como opera o IMX382:

Como vimos no vídeo, há um fluxo de alvos que são trabalhados, resultando em muita informação recolhida. O reconhecimento permite identificar, monitorizar, rastrear e perseguir os objetos ou o alvo da imagem. O reconhecimento pode ser realizado cada vez que um frame é gravado, sem ter que enviar as informações para um elemento externo.

Nos sistemas anteriores equipados com um sensor de imagem de processamento de 30 fps, nem sempre era possível capturar objetos e / ou fenómenos em movimento rápido. A 1000 fps, estamos a falar em cerca de 33 vezes mais rápida em velocidade de imagem do que os chips convencionais.

 

Mas estará disponível no mercado “convencional”?

Não. Este não será um produto que iremos ver no dia a dia, mas não deixa de ser surpreendente a forma como está a ser trabalhada a tecnologia e como a Sony está a integrar a visão artificial com o hardware tudo no mesmo elemento. É um tipo de produto que interessa à Sony desenvolver e vimos isso nos mais recentes sensores das câmaras que a Sony tem colocado no mercado de consumo.

Segundo a empresa, este sensor estará disponível para venda só no próximo ano, contudo, as primeiras amostras estarão já disponíveis em outubro deste ano. Cada chip estará disponível por cerca de 800 euros (100.000 JPY). Um preço alto para um chip, é verdade, mas será algo que na produção em massa irá poupar muitos outros dispositivos e aumentar o fluxo de trabalho de forma que no momento é bem mais dispendiosa e sem tanta inovação.

Via: Sony

Exit mobile version