Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Como sacar torrents?

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado as primeiras configurações e muito mais (ver artigos no final), hoje vamos aprender como montar uma drive USB em NTFS.

A sugestão que preparamos para hoje consiste em transformar o nosso pequeno  Raspberry Pi num autêntico cliente de torrents. Como limitação temos o espaço de armazenamento do dispositivo, mas não se esqueçam que no ultimo artigo ensinamos como montar dispositivos USB em NTFS (logo, temos o problema resolvido).

Para começar, vamos instalar um dos melhores clientes para torrents, o transmission. Este cliente é bastante rápido, faz uso de algoritmos inteligentes e é sem duvida um dos melhores para Linux.

Como instalar o transmission?

Para instalar o transmission, basta abrir a linha de comandos e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install transmission transmission-daemon transmission-cli

Depois de instalado, tudo o que temos de fazer é indicar no ficheiro settings.json, alguns parâmetros, como por exemplo,o directorio de download, password, porto etc.

De referir que para alterar os parâmetros, é aconselhável que parem o serviço transmission

sudo service transmission-daemon stop

Caso pretendam alterar as configurações, podem editar o ficheiro settings.json usando o comando:

sudo nano /etc/transmission-daemon/settings.json

Exemplo de alguns parâmetros:

Neste ponto só nos falta dar privilégios para o nosso utilizador local da maquina aceder e poder escrever na pasta que definimos para download. No meu caso com o seguinte comando dei as permissões totais de escrita, leitura e outros.

chmod 755 /media/ftp

Neste ponto já estamos prontos. Vamos então iniciar o serviço com:

sudo service transmission-daemon start

O transmission  pode agora ser controlado remotamente, através do nosso PC, bastando   para isso indicar o endereço IP e o porto de ligação (que está definido no ficheiro settings.json) :

E o resultado é:

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido como  configurar um autentico cliente de torrents que pode ser controlado remotamente. O próximo tutorial será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Um agradecimento ao Diogo Aleixo pelas dicas para elaboração deste artigo.

Tutoriais Pplware sobre Raspberry Pi

Exit mobile version