Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Como meter o RaspbianOS

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion, e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, para que possa ter o seu Raspberry Pi operacional, hoje vamos aprender a colocar o RaspbianOS no mini PC.

Depois de adquirimos o Raspberry Pi , está na hora de colocarmos o sistema operativo no mesmo. Apesar de existirem actualmente algumas distribuições disponíveis para o Pi, o RaspbianOS é sem duvida a mas estável e a mais aconselhável.

Obter o RaspbianOS

O RaspbianOS é uma distribuição baseada no Debian e optimizada para o Pi. O download pode ser feito directamente do site do projecto Raspberry Pi, sendo que a ultima imagem ocupa cerca de 470 MB. O download pode ser feito aqui

Colocar RaspbianOS no cartão SD

Como sabemos, o “disco rígido” do Raspberry Pi é o cartão de memória SD. Para colocarmos a imagem do RaspbianOS  no cartão devemos seguir passos:

1) Descompactar o RaspbianOS (descarregado anteriormente)

2) Usar uma das seguintes ferramentas, de acordo com o sistema operativo que usa na sua máquina, para colocar a imagem no cartão:

A titulo de exemplo, vamos usar o Win32 Disk Imager. Depois de executado, basta indicar onde está a imagem e qual a drive associada ao cartão.

Arrancar o RaspbianOS no Raspberry Pi

Depois de termos a imagem no cartão, basta encaixá-lo novamente no Raspberry Pi e de seguida vamos ligá-lo ao nosso monitor ou a nossa TV. Para o presente artigo, recorri a uma TV com 4 interfaces HDMI e liguei o Raspberry Pi à entrada HDMI 1 (Nota: Caso a TV não detecte, tentem com o comando indicar que a source é o HDMI 1)

Outros conectores:

Em seguida ligamos o equipamento à energia, através do carregador de 5V dc/Porta USB do PC e de imediato o RaspbianOS começará a ser carregado e apresentado no monitor/TV.

Após alguns segundos, o RaspbianOS entrará no modo de configuração que será apresentado, ao pormenor, num próximo tutorial.

Como puderam ver, colocar um sistema operativo no Raspberry Pi é uma tarefa simples e rápida. Como referido, num proximo tutorial iremos ensinar a configurar o seu Raspberry Pi, incluindo a configuração para acesso a rede via wireless. Estejam atentos!

Exit mobile version