Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Como aceder-lhe remotamente?

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar  o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado  as primeiras configurações e ter aprendido como configurar a rede (wireless e wired) no Raspberry Pi, hoje vamos saber como podemos aceder-lhe remotamente.

Uma das primeiras configurações que fiz quando recebi o Raspberry Pi foi configurar um conjunto de serviços que me permitissem aceder e controlar remotamente o PI, através do PC. Como tenho o PI a servir de media Center para a TV da Sala, destoava um pouco o enorme teclado e rato ligados ao pequeno PI.

O acesso remoto ao PI pode ser realizado via SSH ou, caso pretendam aceder ao ambiente gráfico,  podemos também recorrer a um serviço de remote desktop como por exemplo o TightVNC ou outro.

Acesso ao PI via SSH

O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente, através de um PC ou outro dispositivo. Para activar, basta selecionar SSH e escolher a opção enable no primeiro arranque do RaspbianOS. Para quem não activou o SSH poderá fazê-lo, invocando novamente o menu de configurações básicas usando o comando:

Depois, tal como referido, basta selecionar SSH e escolher a opção enable .

Do lado do PC podem usar por exemplo o Putty (download aqui), e indicar o endereço IP do PI (que podem consultar no terminal usando o comando ifconfig). Por omissão a porta é a 22.

Se tudo estiver bem configurado, podemos facilmente aceder remotamente à shell do PI. Não se esqueçam que as credenciais por omissão são:

  • username: pi
  • password: raspberry

Acesso remoto à interface gráfica do PI

Para quem não quiser ficar limitado ao terminal, pode também aceder ao ambiente de trabalho gráfico do PI. Para isso, basta que instale um programa que permita o acesso remoto, com suporte para o PI, para que o utilizador através de um PC /Mac se possa ligar ao miniPC. Para este tutorial vamos usar o TightVNC.

Para começar devemos instalar o servidor do TightVNC no PI. Para isso, basta ir ao terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install tightvncserver

Para correr o servidor  tightvncserver basta a qualquer momento executar o comando

tightvncserver

Feita a configuração do lado do PI, vamos agora fazer download do cliente para PC (aqui – escolham  versão adequada para o vosso sistema). Depois de instalado e  executado o tightvncserver é importante definirmos uma password.

De seguida indicamos qual o endereço IP do nosso PI (apesar do tightvncserver nos fornecer o nome, como não temos serviços de DNS para esta situação, é importante que se use o endereço IP) e também o numero do display virtual, neste caso o 1:

192.168.1.94:1

Depois introduzimos a password que definimos no tightvncserver

E está feito. A imagem seguinte mostra o resultado final, onde podemos ver o ambiente de trabalho do nosso PI. De referir que para este tutorial, o acesso remoto foi realizado via Windows.

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido como ligar o vosso PI à rede. O próximo tutorial será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Tutoriais Pplware sobre Raspberry Pi
Exit mobile version