Está cada vez mais popular o conceito de termos uma “casa inteligente”. Como tal, um dos primeiros recursos a tomarmos conta é o gasto energético. Podemos fazer uma gestão por muitos lados, mas o que ligamos às tomadas é, só por so, um ponto fulcral.
Há no mercado muitas tomadas que nos permitem gerir o que lá é ligado. Podemos remotamente ligar e desligar o a tomada, podemos saber o consumo energético, potencial requerida e muito mais informações. Hoje mostramos um exemplo. A TP-LINK, lançou a HS100, uma tomada inteligente Wi-Fi que permite aos utilizadores controlarem remotamente os seus equipamentos.
Também poderá ligar/desligar facilmente o aquecimento, as luzes, a máquina do café logo de manhã enquanto ainda está na cama ou qualquer outro dispositivo através da aplicação gratuita Kasa, disponível para smartphone e tablet.
Esta tomada inteligente da TP-LINK pode também ser programada para ligar/desligar equipamentos a uma determinada hora, como as luzes exteriores à meia-noite, os aquecedores uma hora antes de chegar a casa, ou o sistema de vigilância quando sair.
A HS100 tem ainda a capacidade de ligar e desligar equipamentos eléctricos em horas diferentes do dia criando a imagem de que estão pessoas em casa, uma funcionalidade especialmente útil durante as férias ou períodos de maior ausência.
Moderna, elegante e muito simples, esta tomada inteligente integra-se na perfeição em qualquer ambiente e decoração. Os detentores do Amazon Echo (vendido separadamente) podem inclusive controlar os equipamentos ligados a esta tomada inteligente através de comandos de voz.
A aplicação gratuita Kasa está disponível para os sistemas operativos Android (4.1 e superior) ou iOS (iOS 8 e superior).
O modelo HS110 integra todas as funcionalidades anteriores e oferece ainda um sistema de monitorização energética que analisa o consumo de energia de um equipamento em tempo real e revela o histórico de consumo energético desse mesmo dispositivo.
Preço das tomadas
As tomadas inteligentes HS100 e HS110 estão actualmente disponíveis no mercado nacional por um preço de venda ao público recomendado de 39,90 euros e 49,90 euros, respectivamente.