Quantas vezes já se viu à procura de uma tomada para carregar o seu smartphone por estar sem energia e, quando encontrou uma tomada, esta já tinha várias pessoas à espera e uma a carregar o smartphone?
Ou até pensou que com tanta tecnologia, servir energia era outra grande inovação, tal como se serve Internet sem fios. Mas não estará muito longe! Em breve poderemos ter tecnologia de carregamentos que poderá servir até 40 smartphones.
Uma tecnologia recente de carregamento eléctrico via wireless está a progredir e a mostrar resultados muito animadores. Estas investigações estão a cargo de uma equipa de estudos avançados no Institute of Science and Technology (KAIST), na Coreia do Sul.
Actualmente, o sistema é ainda um protótipo que consegue carregar 40 dispositivos em simultâneo a uma distância de 5 metros entre o emissor e o receptor. Chama-se “Dipole Coil Resonant System (DCRS)” e o carregador utiliza duas bobines magnéticas que carregam os dispositivos através de descargas indutivas. Esta “transmissão” de energia permite carregar não só smartphones como outros dispositivo, tipo TVs LCD ou mesmo 3 ventoinhas de 40 Watt.
O diagrama que mostramos a seguir explica a tecnologia de forma simplificada:
A partir do momento que o MIT apresentou, em 2007, o Sistema de Ressonância Magnética Acoplado (CMRS), onde utilizou um campo magnético para transferir energia para uma distância de 2,1 metros, esta tecnologia de transferência de energia sem fios de longa distância tem atraído muita atenção para novas investigações.
Esta tecnologia agora apresentada pelo professor e engenheiro Chun T. Rim, ainda não é financeiramente viável, ao ponto de chegar ao consumidor, mas de acordo com os investigadores, esta poderá ser usada em espaços públicos, como o exemplo a cima mostra, oferecendo energia gratuita para carregar smartphones, TVs ou outros dispositivos móveis ou não, mas de baixo consumo.
“Tal como vemos as zonas de Wi-Fi em qualquer sítio, veremos eventualmente algumas zonas Wi-Power em locais como restaurantes ou ruas que fornecem energia eléctrica sem fios para os dispositivos electrónicos”, referiu Chun T. Rim.
Embora já se estejam a assistir a grandes avanços, ainda teremos de esperar uns anos para poder ter corrente eléctrica a alimentar os dispositivos sem qualquer fio, seja no nossos local de trabalho, num sítio público ou mesmo em nossa casa, mas… será sem margem para dúvidas uma realidade num futuro próximo.