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Tech Air Race Motorcycle Suit – Airbags para Motociclistas

Hoje em dia qualquer automóvel tem um sistema de protecção reactiva em caso de choque, são accionados os Airbag. Estas bolsas de ar, tipo almofadas, são accionadas quando o carro sofre um grande impacto. Nessa altura os sensores (colocados em locais estratégicos como na frente, na lateral e na traseira) fazem disparar o(s) airbag(s) que protegem a zona acidentada. Salvam vidas amortecendo o impacto entre a estrutura do veiculo e o corpo dos ocupantes.

Mas e no motociclista, onde poderiam ser colocados airbags?

O Airbag nos automóveis

O airbag é constituído por pastilhas de nitrogénio (ou Azoto) accionadas por uma descarga eléctrica, vinda directamente de uma central electrónica situada dentro do próprio balão de ar. Este enche a uma velocidade de 25 milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olhos e, para evitar que o passageiro seja sufocado, esvazia também de forma muito rápida mas controlada, para conter o impacto e proteger de forma eficaz o rosto, peito e coluna.

Mas num motociclo não é possível ter uma estrutura envolvente ao próprio piloto, que seja abrangente em caso de acidente do veiculo, embora já tenham aparecido alguns projectos (sem êxito) nesse sentido.

Tech Air Race Motorcycle Suit

A Alipinestars, uma empresa inovadora que trabalha na área de fabrico de equipamentos de segurança para automóveis e motociclismo, apresentou um sistema inovador de airbags embutido num fato para motociclistas. À primeira vista parece um facto normal utilizado por vários pilotos de competição de MotoGP.

Mas por baixo do material com que é construído, reside um airbag, um sistema de protecção electrónico controlado por algoritmos complexos na área da inteligência artificial.

Segundo a Alpinestarts, existem 5 níveis de algoritmos que monitorizam, de uma forma continuada, os movimentos do piloto e asseguram que o aribag seja accionado na altura certa. A altura certa, segundo a empresa, é quando o sistema electrónico, através do diagnóstico dos complexos algoritmos, detecta que a moto não está com o motor ligado e o piloto não se encontra em movimento.


Para vermos a precisão do sistema, o cérebro humano demora em média cerca de 8 milissegundos, para detectar a iminência de um acidente. O sensor que controla o momento especifico para insuflar o fato demora cerca de 50 milissegundos até que todos os airbags sejam totalmente activos, permanecendo apenas 5 segundos no auge das suas capacidades. Passados 25 segundos, o fato começa a tomar a sua forma original, situação que depois despoleta a emissão de um sinal GPS, para que se possa localizar e averiguar o piloto no local do acidente.


Para os curiosos, os airbags são controlados por dois cilindros, que injectam uma solução de nitrogénio (ou azoto) para o facto insuflar. É de facto, muito interessante o papel das novas tecnologias, no ramo do desporto motorizado. São tecnologias iguais a estas, que salvam vidas e abrem asas, para o conforto e segurança que todos nós usufruímos, quando o seu potencial é aproveitado na sua totalidade.

Alpinestars diz que este produto estará disponível para o consumo em Junho de 2011 e custará aproximadamente 2500 dólares para o conjunto standard.

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