Pplware

Tatuagens que podem monitorizar a sua temperatura e localização

Já abordámos por várias vezes o tema da evolução da tecnologia dedicada à saúde, mas de uma forma não invasiva. Isto é, recorrendo aos dispositivos modernos, os wearables, os tais que se usam, vestem ou colam na pele, para verificar, monitorizar e vigiar o desempenho da máquina humana.

Hoje vamos mostrar a Tech Tats, uma tatuagem de baixo relevo que é um “3 em 1” muito especial!

A ideia não é nova, já aqui havíamos mostrado que as tatuagens de baixo relevo poderiam trazer uma importante componente de informação ao ser humano, tanto no aspecto médico/fitness como noutros, num âmbito mais tecnológico de comunicações.

A explorar o lado mais medicinal, a start-up Chaotic Moon, criou o “produto” Tech Tats.

 

Mas o que é o “produto” Tech Tats?

Como podemos ler na Engadget, a empresa colocou numa tatuagem (temporária) de baixo relevo alguns LEDs e micro-controladores que permitem obter do corpo humano informações relativas à temperatura e à frequência cardíaca. Além disso, esta tatuagem combina igualmente uma antena de georreferenciação para permitir localizar a pessoa que “transporta” esta tatuagem.

 

Tatuagens que serão o médico a tempo inteiro?

O CEO da empresa, Ben Lamm, chamou ao dispositivo “the new wearable”, ou “o novo vestível”, apontando para o futuro do mesmo a possibilidade de uma versão mais permanente de utilização que possa servir para as pessoas tirarem proveito quando treinam, nas suas actividades desportivas, entre outras acções. Mas foi mais além no que pode ter utilidade, esta sua criação. Este pequeno dispositivo pode evoluir mesmo para monitorizar o stress do utilizador, verificar a tensão arterial e o ritmo cardíaco e transmitir estes dados através de uma tinta electro-condutora.

 

Mas em que outros cenários podem ser aplicados?

Basta usar a imaginação e pensar nas potencialidades: imagine que quer saber onde está o seu filho, poderá com este sistema. Imagine que quer pagar um dia as suas compras nas empresas que aderiram já aos serviços de pagamentos electrónicos, será possível adaptar este sistema, através de NFC. É possível mesmo colocar esta tecnologia no segmento militar e saber onde anda um militar, a sua saúde no campo de batalha.

Ao nível desportivo, então aqui há uma imensidão de cenários que podem ser explorados. A alta tecnologia que pode ser depois usada para sincronizar esta informação recolhida, compilar os dados, ter tudo num smartphone, tudo isso abre um novo horizonte de ideias e de mercados a esta tecnologia.

Para finalizar, um dado muito curioso vem de uma equipa de investigação da UC San Diego que criou tatuagens que podem transformar o suor em electricidade. Depois há também um grupo de cientistas coreanos que fazem tatuagens de grafeno… o mundo das tatuagens electrónicas, está na moda!

Exit mobile version