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Sony com novo Wearable de papel?

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Actualmente a aposta de quase todas as empresas de tecnologia, um pouco por todo o mundo, está a ser feita na mobilidade e com isto quer-se dizer nos smartphones, tablets mas muito principalmente nos Wearables. Prova disso é que todas as maiores empresas tecnológicas da actualidade têm o seu portfólio de gadgets de vestir. Exemplo disso é a Apple, com o seu Apple Watch, a Samsung que tem o seu Samsung Gear e gear S, entre muitas outras.

Mas agora vamos falar da primeira a ter um relógio inteligente no mercado.  A empresa japonesa confirmou que está a desenvolver um relógio inteligente, mas imaginem só, feito a partir de papel electrónico.

Ainda não foram avançados detalhes quanto a este projecto, mas esta sexta-feira um porta-voz da empresa comunicou que a equipa Fashion Entertainments está a trabalhar no desenvolvimento de um relógio inteligente em que tanto o ecrã como a bracelete serão feitos de papel electrónico, servindo como uma superfície de exibição combinada.

“Podemos confirmar que uma equipe de projecto chamada Fashion Entertainments e localizada no Departamento de Novos Negócios Sony Corporation está a trabalhar em protótipos que utilizam papel electrónico, incluindo um relógio de pulso”

Porta-voz da Sony em Tóquio

Em Abril deste mesmo ano a gigante japonesa criou o departamento New Business Creation, com o objectivo de criar e promover novos produtos que não se encaixam nas suas categorias de produtos tradicionais. Departamento este que já foi responsável por criações como por exemplo do sensor de ténis ou até mesmo pela criação de um ultra projector de curta distância 4K.

Devido à grande importância que este departamento poderá vir a ter para a Sony, este está a ser directamente supervisionado pelo CEO Kazuo Hirai, que com isto pretende garantir que a missão deste departamento seja cumprida. Mas qual será realmente essa missão? Segundo Hirai a missão deste departamento será desenhar uma visão interna e externa que possa proporcionar à empresa um catalisador para novas ideias, para ideias que sejam inovadoras e que possam trazer mais oportunidades de negócio.

A empresa japonesa foi das primeiras empresas a lançar no mercado um dispositivo Wearable, tendo lançado o seu primeiro relógio inteligente em 2012. Este dispositivo foi desenvolvido com Android, tem um ecrã LCD de 1.3 polegadas, processador ARM A7 Quad-core a 1.2GHz e com 512 MB de RAM. No entanto segundo alguns dados apontados esta semana prevê-se um prejuízo a rondar os 1.7 mil milhões de dólares neste sector para o ano fiscal de 2015, ano que termina a 31 de Março de 2015.

Segundo a empresa, este prejuízo não está relacionado com a qualidade nem a funcionalidade do produto mas sim com a valorização do dólar face ao iene como também devido ao facto do preço dos smartphones de gama baixa terem baixado bastante nestes últimos tempos.

Será que iremos assistir a comercialização de relógios digitais feitos em papel electrónico num futuro próximo?

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