Os Oculus Rift, e outros equipamentos similares, vão trazer para o nosso dia-a-dia uma mudança radical na forma como poderemos interagir com os conteúdos e com a informação.
Como é natural, sempre que uma nova tecnologia surge, ainda para mais tão imersiva, existe a tentação de a transpor para a área do entretenimento adulto e em particular para a pornografia. Mas mesmo com a Oculus Rift a querer aboli-la, a verdade é que não o vai conseguir fazer.
É um ponto assente que a Oculus quer barrar a existência de conteúdo pornográfico dentro da sua loja, que estará ligada aos Oculus Rift.
Da mesma forma como outros sistemas e outras lojas de conteúdos têm este tipo de proibição, é vontade da empresa controlar e gerir de forma muito firme os conteúdos para adultos que vão ser disponibilizados.
Esta não é uma vontade recente e há já bastante tempo que a empresa assim o declarou. Numa recente entrevista dada por Nate Mitchell, da Oculus Rift, ao site Polygon, voltou a ser afirmado este empenho.
We’re actively barring, prohibiting adult entertainment content from being in the store, period.
If you’re on the Oculus platform, there’s none of that content. We have a zero tolerance policy for that.
Mas a verdade é que mesmo com todo este controlo e tolerância zero, exercidos pela Oculus, pode haver uma falha no sistema e que pode ser explorada por quem quiser produzir os conteúdos pornográficos e dirigidos especificamente para adultos.
A lacuna que pode abrir os Oculus Rift a toda uma nova indústria está no modelo em que o seu SDK é disponibilizado.
Ao ser aberto a qualquer um, torna-se possível serem criadas aplicações e conteúdos pornográficos e sem que exista qualquer controlo da Oculus. A única diferença neste modelo é que não estará disponível na sua loja.
The Rift’s hardware SDK is open, but as for content that we’re offering to people, and anything that’s on what we would consider to be on the Oculus platform, we don’t offer, we prohibit it
A verdade é que esta abertura pode não ser necessariamente negativa para a adopção dos Oculus Rift e outros óculos de realidade virtual pelos consumidores.
A industria pornográfica, com toda a sua dimensão e elevado número de consumidores, é responsável pela criação de casos de sucesso apenas pela simples adopção de novas normas ou de standards.
Mas muito para além da indústria de entretenimento adulto, a forma aberta como é possível criar conteúdos para os Oculus Rift vai permitir que este seja um sistema utilizado por milhões, que não vão ficar presos ao que a loja tem para oferecer e podem procurar fontes alternativas.