A Samsung anunciou que, a partir de hoje, já se podem adquirir televisões 8K. Num evento realizado em Lisboa, a empresa apresentou as novas tecnologias e realizou algumas demonstrações que revelam bem a diferença para uma televisão TV 4K UHD.
As novas televisões 8K estarão disponíveis em duas versões, 65 e 85 polegadas, e com preços de 4.999,99€ e 14.999,99€, respetivamente.
A Samsung anunciou que as suas televisões 8K estarão hoje à venda no mercado português. A empresa revelou ainda que vende 4900 TV por cada hora em todo o mundo e que é líder de vendas em televisões acima dos 65″.
Relativamente ao mercado português, a Samsung mostrou que 9 em cada 10 famílias consome TV por subscrição e que passam em média 4h27min por dia a ver TV. Quem tem smartTVs usa-as essencialmente com apps de conteúdo sendo que as apps Youtube, Netflix e Spotify são as mais populares. Foram ainda apresentados dados relativamente à evolução ao nível de polegadas e preços e também à evolução ao nível da resolução.
Faz sentido comprar uma televisão com tecnologia 8K?
A resposta pode ser sim, mas tendo em conta que existem poucos conteúdos 8K disponíveis!
No entanto, com as televisões 8K da Samsung o utilizador terá sempre a melhor experiência de visualização graças à tecnologia 8K AI Upscaling, que recorre a sistemas de inteligência artificial para, seja qual for a qualidade ou o formato da fonte original, assegurar uma qualidade 8K premium. Independentemente de o utilizador estar a ver o conteúdo através de um serviço de streaming, de uma set-top box, HDMI, USB ou mesmo de mobile mirroring.
Para garantir uma qualidade de imagem 8K, além do 8K AI Upscaling, as televisões Samsung integram ainda:
- Real 8K Resolution, permite à televisão produzir quatro vezes mais píxeis que uma TV 4K UHD e 16 vezes mais pixeis que as televisões Full HD – o que corresponde a cerca de 33 milhões de píxeis;
- Q HDR 8K, tecnologia suportada por HDR10+ que garante uma expressão de cor perfeita e essencial para imagens ainda mais realistas e permite produzir um pico de brilho de 4.000 nits – o padrão seguido pela maioria dos estúdios cinematográficos;
- Quantum Processor 8K que tem a capacidade de reconhecer e de melhorar o conteúdo para que este seja reproduzido com qualidade 8K. Além das capacidades de machine learning que asseguram a reprodução de cor e de som em 8K;
- Direct Full Array Elite para melhorar o contraste e garantir um controlo de retroiluminação ainda mais preciso <
Segundo Paulo Romeiro, Diretor de Marketing e Operações da área de Eletrónica de Consumo da Samsung Portugal, com o lançamento de TVs 8K a empresa quer reforçar o compromisso de continuar a trabalhar para oferecer aos consumidores o melhor do mercado no que toca à qualidade de imagem, agora potenciada com tecnologia de Inteligência Artificial.