A nossa vida é constantemente influenciada pela tecnologia presente em quase tudo o que fazemos.
Em Portugal, essa tecnologia começa a ser aplicada às cidades, existindo já um projecto piloto de Smart Cities. Vamos conhecer as inovações na aldeia do Sabugueiro.
Em parceria com a Câmara Municipal de Seia, a fundação Vodafone Portugal desenvolveu, na emblemática aldeia da Serra da Estrela, Sabugueiro, um projecto piloto para transformar esta pacata aldeia na primeira aldeia inteligente de montanha.
A aldeia de Sabugueiro está localizada no parque natural da Serra da Estrela, no município de Seia, distrito da Guarda. Residem nesta aldeia 478 habitantes e é conhecida como a “aldeia mais alta de Portugal”, localizando-se a 1.100 metros de altitude.
O projecto piloto desenvolvido pela fundação Vodafone Portugal, visa instalar soluções tecnológicas na aldeia que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para que seja uma alavanca ao desenvolvimento económico deste espaço rural.
A tecnologia implementada está presente nas mais diversas áreas da aldeia, como a eficiência energética dos edifícios e domicílios, a mobilidade, a saúde, a iluminação pública e os recursos hídricos. Para cumprir estes objectivos, foram instaladas soluções M2M (Machine to Machine) ou IoT (internet of things), entre outras, que permitem responder às necessidades da população.
Este projeto-piloto procura, acima de tudo, valorizar as potencialidades e o aproveitamento socioeconómico das zonas interiores e populações rurais, antecipando o futuro e as necessidades tecnológicas que os cidadãos, cada vez mais, têm ao nível da inovação, criatividade e empreendedorismo. Por norma, estamos habituados a ouvir falar da aplicação deste tipo de tecnologias em grandes espaços urbanos. Mais rara é a sua disponibilização em espaços afastados dos principais centros de decisão, razão pela qual sentimos agora um redobrado orgulho com o programa desenvolvido no Sabugueiro. É um exemplo de sucesso de utilização da tecnologia de ponta ao serviço da Sociedade.
Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal.
Para este teste, a Fundação Vodafone Portugal já investiu 300 mil euros, mas que começam já a gerar os seus frutos. Na aldeia do Sabugueiro, já se economiza 20% ao nível da energia doméstica, 9% de poupança na energia eléctrica da rede pública e uma redução de 12% nas perdas reais da rede de distribuição de água.
No capítulo da saúde houve uma colaboração com os prestadores de cuidados de saúde ao nível da monitorização remota de sinais vitais, redução do custo de transporte dos utentes e na emissão de carbono nas distâncias percorridas entre a aldeia e o centro de saúde, com recurso a um carro eléctrico que funciona como Eco Táxi Social.
De forma a combater a infoexclusão, manter a competitividade económica e alimentar todo este sistema por trás do conceito de smart cities, foi instalada na aldeia fibra de última geração da Vodafone.
O projecto piloto foi implementado em parceria com a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Associação de Beneficência do Sabugueiro e Águas do Zêzere e Côa (actual Águas de Lisboa e Vale do Tejo), que têm desenvolvido e implementado este conceito há já quatro anos.